Turistas internacionais deverão apresentar visto para entrar no Brasil 5p20g

O decreto de prorrogação de isenção de visto foi assinado pelo presidente Lula (PT) em 9 de abril de 2024, deixando de exigir o documento por um ano 2go2n

Turistas vindos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália deverão voltar a apresentar o visto para entrar no Brasil a partir do dia 10 de abril deste ano. A medida deve ser tomada pelo governo brasileiro devido ao fim do prazo do decreto de isenção do documento para cidadãos desses três países. Entenda abaixo:

Visto de turistas internacionais pode voltar a ser cobrado no Brasil a partir de abril. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Visto de turistas internacionais pode voltar a ser cobrado no Brasil a partir de abril. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Pedido de visto a turistas internacionais 5q2t21

O decreto de prorrogação de isenção de visto foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 9 de abril de 2024, deixando de exigir o documento em portos, aeroportos e fronteiras terrestres.

Até o momento, não havia previsão de uma nova prorrogação por parte do governo e, por isso, o documento deve voltar a ser exigido para entrada no país.

Por outro lado, o setor de turismo argumenta que a renovação do decreto pode diminuir o volume de turistas vindo desses países.

Para se ter uma ideia, o Brasil recebeu mais de 1,4 milhão de turistas internacionais em janeiro de 2025, e esses visitantes deixaram US$ 805 milhões na economia local, segundo dados do Banco Central (Bacen) e Ministério do Turismo.

Entenda o decreto 475o4e

Em março de 2019, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), suspendeu, unilateralmente, a exigência de vistos para viajantes dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão.

Mas, em maio de 2023, estudou a volta da cobrança para os três primeiros países citados acima, com base na questão da reciprocidade, já que o visto é exigido de brasileiros que viajam para essas regiões.

Apesar disso, o governo queria manter a isenção de visto para turistas do Japão – que liberou a entrada de brasileiros sem o documento para viagens de até 90 dias.

A decisão da volta da cobrança de visto, que deveria entrar em vigor a partir do dia 1º de outubro de 2023, foi adiada diversas vezes após pressão e problemas no atendimento aos turistas. Mas, em abril de 2024, o presidente assinou um decreto estipulando a data de cobrança para este ano.

Visto on-line 20u2a

Vale lembrar que turistas internacionais podem solicitar o visto de forma online, por meio da plataforma e-Visa, com custos de emissão.

Conforme o Ministério do Turismo, o sistema seria uma alternativa ao decreto, já que permite a retirada do visto por um estrangeiro em menos de 24 horas, facilitando o processo de quem queira vir ao Brasil.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Turismo! 5i2d3u

  1. evento gratuito

    Campo Grande tem evento gratuito com arte, música e gastronomia 6m2q6s

  2. Bonito e Dourados terão voos direto para São Paulo 5e621j

    A partir do segundo semestre deste ano, a empresa aérea Latam oferecerá...

  3. Balneário Municipal de Bonito

    Às vésperas do feriado, Balneário de Bonito reabre com restrições 2i641d

    Quem pretende viajar no feriado já pode visitar o Balneário Municipal de...

  4. Campo Grande se destaca como destino para Observação de Aves

    City Tour celebra aniversário da Lei de Observação de Aves em Campo Grande 5p1l10

    Conhecida como a "Capital de Observação de Aves", Campo Grande celebra a...

  5. Degradação e lixo fecha uma das cachoeiras mais visitadas de MT 24333f

  6. Rio Sacre e a cachoeira Salto da Mulher, em Campo Novo do Parecis (Foto: Lidiane Moraes)

    Turismo indígena: conheça cachoeiras e rios cristalinos dentro das aldeias de MT 5p6x1q