Gruta Lagoa Azul de Bonito poderá receber mais visitantes 4m3a1a
A Gruta Lagoa Azul, um dos atrativos mais famosos de Bonito, a 283 quilômetros de Campo Grande, terá novas regras para visitação, conforme o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) publicou nesta quarta-feira (15) no DOE-MS (Diário Oficial do Estado). Com a medida, o número máximo de visitantes está limitado a […] 3v65r
A Gruta Lagoa Azul, um dos atrativos mais famosos de Bonito, a 283 quilômetros de Campo Grande, terá novas regras para visitação, conforme o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) publicou nesta quarta-feira (15) no DOE-MS (Diário Oficial do Estado).
Com a medida, o número máximo de visitantes está limitado a 327 pessoas por dia, 100% capacidade máxima, conforme a secretária de turismo de Bonito, Juliane Salvadori. Cada grupo deve conter no máximo 15 pessoas, fora o guia – ou seja, 16 no total – em um intervalo de 20 minutos para cada um.
Anteriormente, a gruta estava operando com o número reduzido por conta da pandemia. “Estávamos trabalhando com 189 turistas, aproximadamente 70% da capacidade. E agora retornamos para os 100%”, explica Juliane.

A portaria do instituto também confirma que todas as medidas de biossegurança para a prevenção da Covid-19 sejam mantidas como: uso obrigatório de máscaras, aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel, higienização correta das mãos e disponibilização de tapete sanitizante (um tipo de desinfetante que reduzem o número de agentes patógenos).
Além disso, o uso de equipamentos de segurança devem ser utilizados com obrigatoriedade como capacete com fixação de três pontas e tênis ou calçados com solado de borracha.
Sobretudo, o município de Bonito é quem organiza a visita à Gruta e pode ainda adotar outras medidas que considerarem necessárias.
“A Gruta Lagoa Azul é o principal atrativo da cidade, cartão-postal conhecido mundialmente, então ampliar essa capacidade, trazer mais turistas, mais divulgação”, afirma a secretária.
Gruta Lagoa Azul 4r6g6k
A Gruta do Lago Azul é encontrada na área rural de Bonito, a cerca de 22 quilômetros da cidade. O local está listado como uma área protegida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Nacional) desde 1978.
Ela foi batizada com esse nome em homenagem ao espelho de águas cristalinas encontrado no interior da caverna formado por um profundo lençol freático que alimenta o lago azul.
