Dolina Águas Milagrosas: ponto turístico de MT faz referência à cura de enfermidades 1f1g5a

A dolina tem duas colorações durante o ano, azul e verde. Área fica no município de Cáceres 1w3a

A famosa Dolina Águas Milagrosas atrai muitos turistas durante todo o ano em Cáceres, a 220 km de Cuiabá. Até hoje não se sabe a profundidade do lago do local, que recebeu o nome pelo qual é conhecido após relatos de milagres, como a cura de doenças.

WhatsApp Image 2022 08 08 at 09.11.59
Dolina está localizada em Cáceres. (Foto: Divulgação)

Localizada a cerca de 25 km de Cáceres, pela estrada da MT-343, pesquisadores estimam que a dolina tenha se formado há centenas de anos, por deterioração da própria terra.

Marcelo Castrillon Cebalho, dono da propriedade onde está a dolina, afirma que a referência das águas serem usadas com a crença de cura se estendeu por vários anos, até atualmente, que a gruta ainda nem era utilizada oficialmente como local turístico aberto ao público.

“Meu bisavô veio da Espanha e começou a adquirir terras e já tinha o conhecimento do lago. Com o tempo, os amigos dele iam e numa dessas vindas do pessoal de fora, uma dessas pessoas, uma senhora que tinha levado a água, voltou para agradecer porque tinha sido curada de uma enfermidade”, relata Castrillon ao Primeira Página.

Dolina é um termo científico para grutas, para caracterizar esse tipo de depressão no relevo. Com isso, ao longo do tempo e quando foi aberto oficialmente para o turismo, em 2008, o nome foi oficializado como Dolina Águas Milagrosas.

A dolina tem duas colorações durante o ano, azul e verde. Na alta temporada, entre maio e setembro, é azul. Entre outubro e abril, na baixa temporada, é verde devido à proliferação de algas.

O local já teve observações e medições feitas com profissionais. No mergulho do lago, foram alcançados até 183 metros de profundidade, ainda sem chegar ao fundo.

O total da área, que é considerada uma reserva legal, é de 205 hectares, com 90% de área verde. A única parte desmatada é na casa onde fica o restaurante. Os proprietários do local desenvolvem atividades de turismo rural e ecoturismo.

Dolina Caceres Verde
Devido à reprodução de algas, a água fica verde na baixa temporada. (Foto: Divulgação)

Funcionamento 5p6m3w

Para os turistas que quiserem conhecer mais de perto e contemplar a beleza do local, o estabelecimento funciona por agendamento de reserva. É pago um day-use.

O local não disponibiliza hospedagem e tem capacidade de atendimento de grupos de até 20 pessoas, em tempo estimado de 2 horas.

É possível fazer uso do lago e realizar atividades de flutuação.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Turismo! 5i2d3u

  1. evento gratuito

    Campo Grande tem evento gratuito com arte, música e gastronomia 6m2q6s

  2. Bonito e Dourados terão voos direto para São Paulo 5e621j

    A partir do segundo semestre deste ano, a empresa aérea Latam oferecerá...

  3. Balneário Municipal de Bonito

    Às vésperas do feriado, Balneário de Bonito reabre com restrições 2i641d

    Quem pretende viajar no feriado já pode visitar o Balneário Municipal de...

  4. Campo Grande se destaca como destino para Observação de Aves

    City Tour celebra aniversário da Lei de Observação de Aves em Campo Grande 5p1l10

    Conhecida como a "Capital de Observação de Aves", Campo Grande celebra a...

  5. Degradação e lixo fecha uma das cachoeiras mais visitadas de MT 24333f

  6. Rio Sacre e a cachoeira Salto da Mulher, em Campo Novo do Parecis (Foto: Lidiane Moraes)

    Turismo indígena: conheça cachoeiras e rios cristalinos dentro das aldeias de MT 5p6x1q