Peixes gigantes: MT tem caverna que esconde uma das mais belas espécies de água doce

Imagens mostram turista na Caverna, após capturar jaú, um dos maiores que habitam os rios de água doce no Brasil

Capturado por turista, um peixe gigante viralizou nas redes sociais. O vídeo ganhou destaque por mostrar a beleza das imponentes formações rochosas da Caverna do Jaú, localizada em Juruena, município de Mato Grosso, a 893 km de Cuiabá.

Imagem mostra turista com o peixe jaú na Caverna do Jaú.
Imagem mostra turista com o peixe jaú na Caverna do Jaú.

Caverna é lar do grande peixe

O grande peixe que aparece nas imagens é o jaú, um dos maiores que habitam os rios de água doce no Brasil, podendo alcançar até 2 metros de comprimento. Sua coloração pode variar, mas é mais comum encontrar exemplares acinzentados com manchas escuras espalhadas pelo corpo.

A espécie é onívora e se alimenta de peixes menores, crustáceos, moluscos, frutas e até mamíferos encontrados nas margens dos rios.

Leia mais

  1. Pesquisa mapeia cavernas e o lençol freático de Dolina em Nobres

  2. Incêndio é extinto em região de cavernas em Chapada dos Guimarães

  3. Maior caverna de MT é aberta aos turistas pela 1ª vez

Formações rochosas dão um visual de caverna ao lugar que é localizado na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt.

A Caverna do Jaú, possui uma rica fauna e uma grandiosa natureza local. A pesca do peixe que dá nome ao local é uma prática sustentável que cresce na região.

Especialistas em ecoturismo reforçam a importância desse tipo de atividade para o desenvolvimento sustentável local, além disso, a prática fomenta a economia, atraindo turistas e criando oportunidades para as comunidades da região.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.