Terminais do BRT em Cuiabá e Várzea Grande terão obras licitadas neste mês 2t2d1z
Governo do Estado prevê publicação dos editais ainda em maio para obras nos terminais do A, Porto, Coxipó e Várzea Grande 2j2n56
As licitações para as obras dos terminais do BRT (Bus Rapid Transit) em Cuiabá e Várzea Grande estão previstas para serem lançadas no início deste mês.
A informação foi confirmada pelo secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso, Marcelo de Oliveira, que explicou que, antes disso, será lançado o edital das chamadas “obras de arte”, como pontes que ainda precisam ser reforçadas e melhoradas.

Nesta semana, o governo deve lançar o edital das chamadas obras de arte, que incluem pontes que ainda precisam ser reforçadas e melhoradas. Em seguida, será publicada a licitação para construção dos terminais do BRT nos bairros A, Porto e Coxipó, em Cuiabá, além do terminal de Várzea Grande.
As licitações fazem parte da nova etapa do projeto, após o rompimento do contrato com o Consórcio BRT — empresa que era responsável pelas obras na capital.
No acordo de rescisão, ficou estabelecido que o consórcio ainda deverá concluir os trechos já iniciados no prazo de 150 dias.
Segundo o secretário Marcelo de Oliveira, as obras seguem dentro do cronograma previsto. “De acordo com o que foi acordado, eles estão cumprindo, mesmo com o volume de chuvas. A gente espera que esse primeiro trecho esteja concluído dentro dos 150 dias”, afirmou.
Alteração ao projeto do BRT após alagamentos 1l4s5v
Em abril, o Governo de Mato Grosso anunciou alterações no projeto do BRT após os alagamentos registrados em diversos pontos de Cuiabá. Uma das mudanças foi a inclusão de obras de drenagem no novo traçado, especialmente na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), uma das regiões mais afetadas durante os temporais.

Além disso, o trecho entre o bairro Coxipó e o centro da capital ou a ser contratado separadamente, assim como os terminais, estações e demais estruturas do sistema, que serão licitados em fases distintas.
Primeira licitação é realizada 2r41g
Nesta segunda-feira (5), a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) realizou a primeira licitação voltada à conclusão das obras do Sistema BRT em Cuiabá e Várzea Grande. O consórcio formado pelas empresas Guaxe, Encomind e Lotufo apresentou a proposta no valor de R$ 155.168.800 para executar o trecho que liga Várzea Grande ao A.
O lote inclui a elaboração dos projetos básicos e executivos, além da execução das obras de infraestrutura e urbanização do segmento. As intervenções abrangem a conclusão dos serviços em Várzea Grande e a implantação da infraestrutura entre a ponte Júlio Müller e a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), em Cuiabá. O pacote também prevê melhorias na drenagem, iluminação pública e paisagismo.
A documentação do consórcio será analisada pela equipe técnica da Sinfra, etapa necessária para habilitação das empresas e homologação do resultado. O prazo para a execução das obras é de 180 dias.