Semed rejeita proposta do Consórcio para escalonar horário dos alunos 6f5n1x
Proposta do Consórcio Guaicurus teria objetivo de reduzir lotação em determinados horários sem precisar aumentar frota 512q16
A Semed (Secretaria Municipal de Educação) negou que vá escalonar o horário de saída dos estudantes, após o Consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte público, cogitar a medida.

Em nota, a Semed, ressaltou que “as unidades escolares não têm autonomia para escalonar os horários de entrada e saída das aulas, pois, cumpre-se a determinação em lei quanto à carga horária, bem como os dias letivos que devem ser ofertados ao aluno no decorrer do ano letivo. Portanto, não realizaremos nenhuma alteração nos horários de entrada e saída dos alunos da Reme”.
Além disso, a Semed ainda ressaltou que um possível escalonamento iria interferir na lotação dos professores, já que muitos dão aulas em mais de uma unidade educacional.
“Também em relação aos pais que possuem filhos em escolas diferentes, o horário diferenciado ocasionaria em transtorno. E por último, somos uma Rede de Ensino com 205 escolas, as quais são organizadas para manter o excelente atendimento à população, de todas comunidades escolares, seja servidor, alunos ou pais”, frisa.
Leia mais 6p1262
Proposta 4ar24
Segundo o diretor de operações do responsável pelo transporte coletivo de Campo Grande, Paulo Vitor Brito de Oliveira, a medida poderia reduzir custos para o Consórcio Guaicurus.
“Quando eu coloco mais ônibus no horário de pico, eu estou pegando uma estrutura maior e estou dividindo o custo dessa estrutura maior por um número menor de pessoas, porque essa estrutura vai ficar parada do interpico. Se a gente conseguir escalonar o horário de entrada dos estudantes, com 15, 20 minutos, que seja, eu consigo, com a mesma frota, entregar um serviço melhor sem aumentar custo”, explica Paulo Vitor Brito de Oliveira.
A mudança também pode afetar as famílias que levam os filhos de carro para a escola.
“O transporte é muito dinâmico, porque mudar 15, 20 minutos envolve toda a sociedade, então, a gente precisa fazer isso junto. E quando eu faço esse escalonamento, eu não vou entregar só um transporte coletivo mais eficiente, eu vou entregar um trânsito mais eficiente, porque eu vou escalonar os pais que vão de carro também”, pontua o diretor.