Ônibus com mais de 10 anos serão impedidos de circular em Cuiabá 43p5p
Veículos fora do prazo máximo poderão concluir o trajeto, mas ao final da linha serão recolhidos à garagem e impedidos de voltar à operação 2n2m5n
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob) notificou as empresas de transporte coletivo para que regularizem a idade dos veículos em circulação. O contrato em vigor estipula que os ônibus usados no transporte coletivo da capital não devem ultraar dez anos de fabricação.

Segundo a Semob, veículos fora do prazo máximo poderão concluir o trajeto, mas ao final da linha serão recolhidos à garagem e impedidos de voltar à operação.
Atualmente, Cuiabá dispõe de uma frota de 365 ônibus, dos quais 320 operam diariamente, e 45 são veículos de reserva.
A prefeitura assegurou que a retirada dos veículos irregulares não afetará a disponibilidade de transporte, pois as empresas estão obrigadas a fazer a substituição imediata.
Além da idade máxima, a Semob informou que a manutenção dos ônibus será alvo de fiscalização rigorosa.
A data de fabricação dos veículos deve constar de forma visível. A medida será obrigatória e verificada pela fiscalização.
Para garantir o cumprimento das regras, cerca de 50 agentes de transporte realizam fiscalizações diárias, verificando itens como ar-condicionado, janelas, portas e campainhas.
Caso irregularidades sejam constatadas, as empresas responsáveis serão notificadas e terão prazo para justificar e corrigir a situação.
Se a justificativa for insuficiente, medidas mais severas poderão ser adotadas, incluindo a retirada definitiva do veículo.