Concessão BR-163: pedágio só poderá aumentar mediante investimentos 3k342e
ANTT afirma que um novo contrato de concessão foi reformulado, antes do leilão desta quinta-feira, para garantir a execução dos deveres da istração 5h735f
Acontece nesta quinta-feira (22), em São Paulo, o primeiro leilão de otimização contratual da BR-163, em Mato Grosso do Sul. O edital prevê uma atualização do contrato para garantir mais investimentos e melhorias para a rodovia.

De acordo com Marcelo Fonseca, superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), o contemplado no leilão aplicará investimentos imediatamente após do termo aditivo previsto, que poderá ser feito ainda nos próximos meses.
“Isso já começa os investimentos de duplicação tão aguardados, as faixas adicionais e os contornos. Tudo isso já é imediato. Isso é possível por termos aqui, um processo de reestruturação de um ativo já existente. Então começaremos com grandes investimentos, no que chamamos de período de transição: os primeiros três anos até que a gente tenha uma normalização deste contrato”, disse.
Leia mais 6p1262
Ainda conforme Marcelo, nesse período, as tarifas de pedágios serão controladas, para que todos os investimentos sejam garantidos de forma segura.
“ Então aqui é um contrato totalmente reformulado que traz novas ferramentas que buscam garantir a execução desses investimentos. […] a tarifa só sobe se os investimentos forem realmente efetivados”, pontuou.
Realidade 3064y
Para quem trafega pela principal rodovia de Mato Grosso do Sul, as reclamações são constantes. Caminhoneiro há 37 anos, Josemir Gonçalves se preocupa com a situação da estrada, essencial para realização do trabalho.
“Péssima, não tem duplicação, tratamento ruim. E nunca muda, né? Sempre a mesma coisa. Dez buracos estampam um, e é sempre assim, nunca se faz o completo”, desabafou.
Melhorias 3g5ns
O novo contrato que está sendo proposto pela ANTT prevê concessão até 2054, com investimentos de R$ 9,3 bilhões aplicados na construção de:
- 203,02 km de duplicações;
- 147,77 km de terceiras faixas;
- 22,99 km de vias marginais;
- 467,40 km de melhoria de acostamentos;
- Contornos em Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí, Vila São Pedro e Vila Vargas.
A previsão é que todos os 845 quilômetros da BR-163/MS tenham o à internet, via wi-fi.