Multa por QR Code? Motoristas devem ficar atentos a novo golpe na praça 242u5w
Panfleto que informa sobre falsa multa tem sido compartilhado em grupos de WhatsApp 2x296x
Os motoristas de Campo Grande devem estar atentos a um suposto novo golpe que estaria circulando na cidade. Mensagens encaminhadas à redação do Primeira Página mostram uma imagem que tem sido compartilhada em grupos de WhatsApp da capital.

A foto exibe um panfleto de uma suposta “infração de trânsito” por estacionar em local proibido. O cartaz traz um QR Code por meio do qual o motorista poderia consultar o valor e pagar a multa. No entanto, trata-se de um golpe.
Leia mais 6p1262
Ao ar a ferramenta, supostamente, o motorista teria os dados do celular e da conta “roubados”, citam algumas das mensagens. O próprio panfleto traz a logomarca do Detran-SP, o que já indica que a mensagem não tem validade em Mato Grosso do Sul.
Além disso, o modelo utilizado não é o mesmo adotado nas autuações de trânsito do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul).
É golpe! 174q22
Procurado pela reportagem, por meio da assessoria de imprensa, o Detran-MS informou que não recebeu nenhuma denúncia sobre a falsa infração, seja pela ouvidoria ou pelas redes sociais.
O órgão ressalta que, em caso de dúvidas, o cidadão deve sempre buscar os canais oficiais do órgão. São eles:
- Glória, assistente virtual disponível pelo WhatsApp;
- Portal e aplicativo “Meu Detran”;
- Unidades do departamento espalhadas pela capital;
- Central de Informações 154.
A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) também não recebeu notificações a respeito da falsa multa, apurou a reportagem.
Assim como o Detran-MS, a agência estuda a possibilidade de divulgar um alerta à população sobre o suposto novo golpe contra os motoristas da capital.