Motoristas de veículos pesados devem regularizar exame toxicológico até 5ª 655d50
Exame deve ser feito em laboratórios credenciados pela Senatran, que analisam amostras de cabelo/pelo ou unha b5m60
O prazo final para a renovação do exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E, vencido por mais de 30 dias, é 28 de dezembro, conforme a Resolução do Contran Nº 1002/23. Este exame é obrigatório, independentemente do tipo de veículo conduzido ou da atividade remunerada exercida.

O Código de Trânsito Brasileiro classifica como infração gravíssima quem dirigir com o exame vencido, estando sujeitando a multa de R$ 1.467,35, multiplicada por cinco em caso de reincidência no período de 12 meses. O valor pode chegar a R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir.
Outro ponto que tem gerado dúvidas entre os condutores sul-mato-grossenses, é sobre a necessidade ou não de apresentar o exame no Detran-MS.
“Não há necessidade de apresentar. Basta procurar um laboratório coletor credenciado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e realizar o exame. O próprio laboratório irá lançar esse resultado direto no sistema RENACH”.
Explica Luiz Fernando, Diretor de Habilitação do Detran-MS
O aplicativo Carteira Digital de Trânsito pode ser usado para verificar o prazo de validade do exame, e a Senatran notificará condutores em todo o país, via aplicativo, sobre a necessidade de realizar ou renovar o exame toxicológico.
O exame deve ser feito em laboratórios credenciados pela Senatran, que analisam amostras de cabelo/pelo ou unha para verificar o consumo de substâncias psicoativas.
A Senatran disponibiliza uma lista de 17 redes de laboratórios credenciados em seu site, permitindo aos usuários encontrar laboratórios próximos ou filtrar por Estado. Clique aqui e consulte.