Contran regulamenta o uso das bicicletas elétricas e ciclomotores 377013
Dentre as mudanças previstas na nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito) estão a exigência de placa e registro para alguns modelos z6w2v
A nova resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para uso de bicicletas elétricas, ciclomotores e outros veículos individuais entrou em vigor na segunda-feira (3) em todo o país. Dentre as mudanças, a exigência de placa e registo para alguns modelos.

As bicicletas elétricas, ciclomotores, motos e até patinetes elétricos caíram no gosto de muita gente, principalmente pela economia na comparação com a gasolina e pela facilidade na comparação com o transporte coletivo. Mas as novas regras do Contran fazem exigências para a circulação de alguns modelos.
Em linhas gerais, bicicletas, patinetes, skates e monociclos elétricos podem circular pelas calçadas e ciclovias, desde que respeitem os limites de velocidade definidos normalmente pelas prefeituras de cada município.
Ciclomotores que chegam a 50 km/h só podem trafegar na rua e precisam ter placa e licenciamento. Além disso, o condutor precisa de habilitação específica na categoria A, das motos, ou ACC.
O prazo para emplacar e habilitar começa no dia 1º de novembro e segue até o fim de 2025, isso para os ciclomotores.
A principal diferença entre o ciclomotor e a bicicleta é a questão da velocidade e também a forma de acelerar, já que a bicicleta não pode ter acelerador na mão.
O diretor de habilitação do Detran, Luiz Fernando dos Santos, comentou sobre as novas regras. “A bicicleta não precisa de CNH nem de autorização para conduzir. Porém deve ser observado que essas bicicletas, mesmo as elétricas, nesse caso, não podem ter acelerador e não podem exceder a velocidade máxima de 32 km/h e devem, inclusive, circular nas vias sinalizadas para isso”.
Ele comentou ainda que, em se tratando do ciclomotor, este precisa ser emplacado. “Para isso é importante que o veículo tenha um pré-cadastro, um certificado veicular e toda essa documentação assim como seus equipamentos obrigatórios”, completou.