5 mil veículos apreendidos por irregularidades foram leiloados em MT 731f41
Outros 28 mil automóveis que não estavam aptos a voltar a trafegar e que estavam há mais de um ano nos pátios foram reciclados. 291e14
Nos últimos quatro anos de gestão, o Detran-MT realizou seis leilões com quase 5 mil motocicletas, automóveis, caminhonetes e ciclomotores, limpando diversos pátios em Cuiabá e outros municípios, além destinar os veículos que estavam nas agências municipais e delegacias.

Outros 28 mil automóveis que não estavam aptos a voltar a trafegar e que estavam há mais de um ano nos pátios sem a solicitação de retirada pelos proprietários tiveram as peças recicladas.
Os donos dos veículos retidos são notificados com antecedência pelo Detran, mas, muitas vezes, não providenciam a regularização e retirada do veículo antes do prazo de 12 meses.
Um dos principais motivos para a não retirada do veículo é o número alto de infrações cometidas pelo veículo, pendências com financiamento ou alguma pendência judicial bloqueando o cadastro do veículo.
O processo de descontaminação inicia com a retirada da bateria, óleo, combustível e pneus, dando à empresa responsável a destinação exigida para cada material. Só então é feita a compactação, pesagem e envio do material para reciclagem. Após o processo de reciclagem, o Detran realiza a baixa definitiva do cadastro do veículo, para evitar novos débitos destes veículos nos anos subsequentes.