Rio chega ao limite e estradas são interditadas após chuvas em Bela Vista n2cd
Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Obras e Assistência Social estão de plantão 581bp
Depois de dois dias de chuva intensa, Bela Vista – a 313 quilômetros de Campo Grande – ainda sofre com as consequências da forte enxurrada que atingiu a região. Neste domingo (20), a cidade está em alerta para possível transbordamento do rio Apa e permanece com a MS-472 interditada depois que parte da estrutura de duas pontes foram levadas.
O alerta sobre o Apa foi divulgado pela Defesa Civil da cidade neste domingo de Páscoa. Segundo a coordenadora, Simara Ajala, as águas já chegam às margens e, por isso, as equipes estão de plantão para monitorar o nível do rio e as chuvas nas cabeceiras.
Até o momento, nenhuma família precisou ser retirada de suas casas, mas a atenção se concentra em bairros próximos ao rio, que geralmente são afetados pelas cheias.
“Temos alguns bairros bem próximos ao rio, que geralmente são afetados no período de cheia, como a Baixada Fluminense e Baixada Corinthians.”
Simara Ajala
Para atender à população, a Defesa Civil conta com apoio da Assistência Social do município, com equipes da Secretaria de Obras e com o Corpo de Bombeiros.
Outro ponto da cidade que ainda exige atenção é a MS-472, região de Apaporé, onde quatro pessoas foram resgatadas após serem arrastadas pela força da água nesse sábado (19).

Ao Primeira Página, Mano Escobar, gerente regional da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) de Bela Vista, explicou que a chuva fez o Rio Cadiga transbordar e a força da correnteza danificou duas pontes da região; uma de alvenaria e outra de madeira.
“Na de concreto só caiu a cabeceira, tá fácil de arrumar, agora na de madeira levou todo o caixão de aterro e também o aterro. Então a gente está esperando dar uma secada para começar a mexer.”
Mano Escobar
Segundo Escobar, as obras ainda não começaram na região em virtude do solo molhado, mas a previsão, se o tempo continuar firme, é de que a manutenção ocorra nesta segunda-feira (21).
Até lá, a orientação é para que os motoristas busquem rotas alternativas. Toda a via está interditada e bem sinalizada, para evitar novas tentativas de agem.

Ainda de acordo com a Defesa Civil da cidade, apesar dos cuidados, a previsão é de que não chova na cidade neste domingo de Páscoa.