Chuvas em Cuiabá: primeira quinzena de abril registra quase o dobro da média histórica 3b21h
Esse volume representa quase o dobro da média histórica para abril, que é de 113 mm. 6l4t5i
Cuiabá tem se destacado entre as capitais brasileiras com maior volume de chuva neste início de abril. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram que a cidade já acumula 215,4 milímetros (mm) de precipitação na primeira quinzena do mês.
Esse volume representa quase o dobro da média histórica para abril, que é de 113 mm.

Com essa marca, abril de 2025 já se configura como o abril mais chuvoso em Cuiabá desde 2019, quando foram registrados 272,1 mm de chuva.
A diferença é ainda mais expressiva em comparação com abril do ano ado, que contabilizou apenas 80,4 mm de precipitação.
Alagamentos 1y4q6y
Os altos índices pluviométricos têm impactado o cotidiano da capital mato-grossense, provocando alagamentos.
Em 8 de abril, data em que a cidade celebrou 306 anos, diferentes regiões da capital foram completamente tomadas pela água após um temporal que caiu durante a tarde.
Um dos pontos afetados é o viaduto da Avenida Miguel Sutil. Veja o vídeo abaixo:
Segundo dados da estação do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) instalada na sede da Prefeitura de Cuiabá, foram registrados 48 milímetros de chuva em apenas uma hora. O temporal também veio acompanhado de rajadas de vento de até 15,48 km/h e 163 descargas elétricas.
A região central também foi duramente atingida pelo temporal. A Avenida Tenente Coronel Duarte, conhecida como Prainha, registrou alagamento em diversos trechos, com trânsito lento e risco para pedestres.
A região central também foi duramente atingida pelo temporal. A Avenida Tenente Coronel Duarte, conhecida como Prainha, registrou alagamento em diversos trechos, com trânsito lento e risco para pedestres.
A Estação Bispo, um dos pontos de parada do transporte coletivo, ficou totalmente inundada, impossibilitando o embarque e desembarque de ageiros no local.
O Shopping Popular de Cuiabá também foi afetado pela chuva. Corredores do centro comercial ficaram alagados, com água invadindo espaços internos.
Em um vídeo feito por um morador, mostrou a UPA do bairro Jardim Leblon com grande acúmulo de água próximo ao muro da unidade que cedeu.