Proteção de dados em jogo: X é convocado para esclarecer uso de IA 1u3h3n
A principal preocupação gira em torno do uso desses dados para treinar a inteligência artificial “Grok”, desenvolvida pela própria plataforma. 6v1y5s
A ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) convocou a rede X – antigo Twitter – para esclarecer as mudanças nos termos de uso de dados de seus usuários, que entram em vigor no próximo dia 15 de novembro.

A principal preocupação gira em torno do uso desses dados para treinar a inteligência artificial “Grok”, desenvolvida pela própria plataforma.
De acordo com as novas políticas, os usuários, ao continuar utilizando a rede social, concedem à empresa uma licença mundial para utilizar seu conteúdo, incluindo textos e imagens, para o treinamento dos modelos de IA.
A X afirma que isso é parte do desenvolvimento de suas tecnologias de aprendizado de máquina.
Precedentes na Proteção de Dados 1924h
A rede X, do Elon Musk, não é a primeira gigante tecnológica a ser convocada pela ANPD. Em julho, a Meta, responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp, também enfrentou investigações semelhantes. A empresa foi obrigada a suspender o uso de dados de usuários brasileiros até que oferecesse uma opção para que os usuários negassem a permissão para o treinamento de sua IA, Meta.AI.