Óculos de realidade virtual para crianças com autismo é criado em MS 1s5l6x
Software utiliza-se uma inteligência artificial que garante diversas situações de convívio social. f5w39
Crianças com autismo agora podem desenvolver suas habilidades sociais através de uma nova tecnologia criada em Mato Grosso do Sul: um óculos de realidade virtual desenvolvido pelo empresário Antônio Almeida, e a psicóloga hospitalar Francyelle Marques de Lima.
“É como um game, no qual o ‘jogador’, nesse caso o paciente, entra em um jogo completamente imersivo, onde são recriadas de forma muito realistas situações como uma festa, um eio ao shopping, uma visita à casa de um amigo, entre outras. A inteligência artificial do programa faz indagações ao ‘jogador’ quanto às emoções e sentimentos dos personagens durante estas interações e fornece recompensas conforme o jogador avança nos desafios”, explica a psicóloga.

LEIA MAIS:
Segundo a profissional, toda essa lógica possui como base a terapia ABA, método de maior evidência científica no tratamento do autismo. “Dessa forma, com a análise destes dados o profissional pode entender melhor as necessidades e o progresso do paciente”, ressalta.
Já conforme o empresário, a expectativa é que o software possa ser utilizado por profissionais da área em clínicas, organizações não governamentais, ou até mesmo pelos pais/responsáveis por essas crianças, pois tanto o óculos como o software desenvolvido pela empresa não requerem grande investimento, tornando-se ainda mais íveis nos anos.
Tecnologia de MS para o mundo 49266u
A nova tecnologia chegou a ser contemplada por um projeto de incentivo do Governo. Com os recursos não reembolsáveis garantidos, foi possível desenvolver o software e fazer os primeiros experimentos. Porém, Antônio e Francyelle foram mais a frente: eles foram selecionados para participar de feiras de tecnologia e inovação em Dubai (Emirados Árabes Unidos) em fevereiro deste ano.
Lá, a dupla pretende demonstrar o software e atrair investidores para o aperfeiçoamento do programa para as crianças com autismo.
Fale com o PP t3f6s
Para falar com a redação do Primeira Página, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.