Sindicato cobra mais segurança para servidores em fiscalizações após ataque que feriu PM 674yo

Em nota emitida neste sábado (7), o sindicato repudiou o episódio de violência e cobrou providências do Indea 12h5n

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sintap) manifestou indignação após o ataque que deixou o sargento da Polícia Militar Cleberson Oliveira de Deus gravemente ferido.

resgate policial
O policial fazia a segurança de equipe de fiscalização do Indea quando foi baleado. (Foto: Reprodução)

Ele foi baleado enquanto dava e a uma operação do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT), na noite dessa sexta-feira (6), no Distrito de Guariba, em Colniza.

Em nota oficial emitida neste sábado (7), o sindicato repudiou o episódio de violência e cobrou providências do Indea para garantir a segurança nas operações realizadas por servidores.

O ataque ocorreu durante a apreensão de um caminhão com toras de madeira irregular, momento em que a equipe foi alvo de um grupo de cerca de 20 homens armados.

Falta de preparo e risco constante 3e6c5w

O Sintap destacou que os servidores do Indea não possuem treinamento ou equipamentos adequados para enfrentar situações de confronto, como coletes à prova de bala, expondo-os ao risco de morte. A entidade enfatizou que essas operações frequentemente ocorrem em áreas de alto risco e pediu uma revisão urgente dos protocolos de segurança.

“A situação é extremamente delicada, pois os servidores não têm preparo para enfrentar bandidos e muito menos trabalhar em meio a tiroteios. Não podemos permanecer calados diante de acontecimentos que colocam a vida dos servidores em risco”, afirmou a presidente do sindicato, Diany Dias.

A diretoria do Sintap convocou uma reunião extraordinária para a próxima semana, com o objetivo de discutir alternativas para aumentar a segurança dos trabalhadores que atuam na defesa agropecuária e florestal.

O sindicato anunciou que vai exigir do Indea/MT providências que garantam a integridade dos servidores durante as fiscalizações.

O sindicato também prestou solidariedade ao sargento Cleberson Oliveira de Deus, que foi atingido por oito disparos durante o confronto. Ele recebeu os primeiros socorros em uma UBS de Guariba e foi transferido para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) em uma aeronave do Ciopaer, onde segue internado.

Operação sob ataque 6q655b

A operação ambiental do Indea tinha como objetivo coibir o transporte ilegal de madeira. O caminhão apreendido estava carregado com toras sem documentação de origem.

Durante a abordagem, os fiscais e a equipe de segurança foram atacados pelos criminosos, que roubaram o caminhão e fugiram após o confronto.

“Exigimos do Indea/MT as devidas providências, a fim de evitar que uma apreensão de carga irregular termine em tragédia e leve a vida de algum dos nossos servidores da defesa agropecuária e florestal”.

Em nota, o Indea/MT diz prestar solidariedade ao sargento baleado e lamenta o ocorrido que “é grave e precisa ser apurado e investigado com todo rigor”.

O Instituto ainda alertou que o local onde o ataque aconteceu é dos “pontos estratégicos em funcionamento para garantir a manutenção do nosso status sanitário”. E, finalizou estar prestando auxílio aos afetados desde o início.

Confira a nota completa:

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) presta solidariedade ao sargento da Policia Militar, Cleberson Oliveira de Deus, 44 anos, baleado ontem a noite enquanto prestava apoio e segurança aos fiscais do nosso quadro no posto fiscal Roosewelt, no Distrito de Guariba, em Colniza/MT (1.055 km de Cuiabá/MT) e lamenta o ocorrido que é grave e precisa ser apurado e investigado com todo rigor.
A barreira sanitária localizada as margens do rio Roosevelt, na qual houve o fato, é um dos nossos pontos estratégicos em funcionamento para garantir a manutenção do nosso status sanitário, adquirido com vários anos de ações estratégicas na questão sanitária. Barreiras como essa impedem a entrada de animais bovinos vacinados, na nossa zona livre sem vacinação, além de evitar a entrada de defensivos, sementes, plantas ou demais produtos que possam oferecer riscos a produção agropecuária do Estado.
Desde o início, em parceria com o Comando Geral, prestamos auxílio aos servidores afetados e estamos unidos na torcida para que todos se recuperem bem.

Leia mais 6p1262

  1. Vídeo mostra resgate de policial atacado por bando durante operação ambiental 1d3k68

  2. PM é baleado na cabeça durante fiscalização ambiental em Colniza 502h4b

  3. Idoso de 80 anos é baleado no peito durante tentativa de roubo a carro em Cuiabá 4b4343

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. Crianças desaparecidas são encontradas dormindo na laje de prédio em Rondonópolis j4f6c

    Três crianças que estavam desaparecidas há três dias foram encontradas pela Polícia...

  2. Evelyn Poliana de Oliveira trabalhava como secretária comissionada na Escola Municipal Antônio Salústio. (Foto: Reprodução)

    Faca quebrada evitou morte de mulher atacada por ex-secretária de escola em Várzea Grande 86k5i

    A Polícia Civil confirmou nesta sexta-feira (23) que a faca usada por...

  3. Suspeitos de tráfico morrem em confronto com a polícia e arsenal é apreendido em MT v5g3u

    Dois homens suspeitos de tráfico de drogas e associação criminosa morreram após...

  4. prefeito

    Acidente envolvendo prefeito de Laguna Carapã termina em morte 5z2a1l

    O acidente ocorreu na estrada vicinal LC-240, sentido à região do o...

  5. Indígenas

    Esquema entre produtores e indígenas acaba em multa de R$ 450 mil em MS 532n64

    Operação do Ibama, Funai e Iagro terminou em multa de quase meio...

  6. Evelyn Poliana de Oliveira trabalhava como secretária comissionada na Escola Municipal Antônio Salústio. (Foto: Reprodução)

    Ex-secretária de escola e PM são presos por atacar mulher em Várzea Grande 3k66o

    A ex-secretária de escola, Evelyn Poliana de Oliveira, de 24 anos, e...