Secretário de Segurança fala sobre promoção de policiais acusados de extermínio em MT 3s4z65

Secretário explicou que, ao identificar qualquer situação suspeita, as autoridades tomam medidas imediatas m2522

Durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (24), em Cuiabá, o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso, Coronel PM César Augusto Roveri, foi questionado sobre a promoção de policiais militares acusados de participação em grupos de extermínio e como isso ocorre dentro da estrutura do Governo do Estado.

PM fileira
Policiais Militares em ordem. (Imagem ilustrativa/Sesp-MT)

Em resposta, o secretário afirmou que não há policiais acusados de integrar grupos de extermínio alcançando postos altos da corporação, destacando que as transferências dentro das instituições são comuns.

Ele explicou ainda que, ao identificar qualquer situação suspeita, as autoridades tomam medidas imediatas, incluindo afastamento, abertura de inquéritos e sindicâncias, e, se necessário, prisão do policial.

“Existem mais de 7 mil policiais em Mato Grosso. Não é possível acompanhar diariamente todas as transferências, mas o que é feito é o acompanhamento das investigações e a identificação de qualquer irregularidade. Quando uma transferência é realizada, a Corregedoria e a Polícia Militar verifica o histórico do policial. Caso haja qualquer problema identificado, as providências são tomadas imediatamente”, afirmou o secretário.

Quando questionado sobre a transferência de um policial para a Casa Militar, sem o histórico completo, o secretário explicou que as transferências são acompanhadas pela inteligência de governo e pela Corregedoria.

“Se não houver registros de problemas, o policial pode ser transferido para qualquer unidade. Se, durante o serviço, surgirem problemas ou o policial não se adaptar, ele pode ser transferido novamente, como aconteceu com um policial que, após menos de 30 dias na Casa Militar, pediu para retornar à Polícia Militar”, completou.

Em relação ao caso específico de Ronaldo Rainha, policial acusado de integrar um grupo de extermínio, o secretário afirmou que a verificação do histórico sempre ocorre. “Esse é um caso específico, e podemos levantar mais informações em outra ocasião para fornecer uma resposta detalhada.”

O secretário também compartilhou sua experiência pessoal, destacando que, como ex-secretário da Casa Militar, já havia realizado diversas transferências de policiais, tanto para dentro quanto para fora da instituição, devido à falta de adaptação ao serviço específico.

Trecho da coletiva do Coronel Roveri, em Cuiabá. (Vídeo: reprodução)

Caso Renato Nery x122x

O policial a que o secretário se refere no caso Nery é o sargento da Polícia Militar, Heron Teixeira Pena Vieira, investigado por contratar um caseiro para ass o advogado Renato Nery.

Ele teve a prisão decretada pela Justiça, e durante as investigações foi constatado que ele já respondia a outros processos referentes à Operação Simulacrum, que apurou a atuação de um grupo de mais de 60 policiais militares suspeitos de 24 mortes em simulações de confrontos, resultando na denúncia do Ministério Público.

Leia mais 6p1262

  1. Justiça mantém presos policiais e caseiro investigados pelo assassinato do advogado Renato Nery 3z4r55

  2. Delegado suspeita que executor de advogado Renato Nery seja policial 5n6331

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. Jose Clovis Pezzin de Almeida envolvido em racha em cuiaba

    Empresário que destruiu deck já deixou jovem em coma após racha com Porsche 3o4n1m

    O empresário José Clóvis Pezzin de Almeida, de 33 anos, que destruiu...

  2. Segundo a Polícia Militar, a mulher foi atacada com socos, chutes e golpes de madeira. (Foto: PMMT)

    Acidente na MT-242 em Ipiranga do Norte deixa um morto e três feridos 3q4g14

    Um acidente de trânsito registrado na madrugada deste domingo (25), na rodovia...

  3. Mulher espancada pelo marido é a 12ª vítima de feminicídio em MS 1g6d5g

    Graciane de Souza Silva, 40 anos, morreu na manhã deste domingo (25)...

  4. Homem é investigado por estupro de criança de 11 anos em Sorriso. (Foto: Ilustrativa/ Polícia Militar)

    Idoso é morto a tiros em estrada de terra em Várzea Grande 5k2s64

    Joel Soares do Nascimento, de 61 anos, foi encontrado morto na noite...

  5. Briga familiar: criança de 3 anos é esfaqueada pelo tio em MS 9m31

    Uma criança de apenas três anos foi esfaqueada pelo próprio tio, durante...

  6. Cliente destrói deck de restaurante com carro e atropela mulher na Praça Popular em Cuiabá 1q526

    Um homem de 33 anos, identificado como José Clóvis Pezzin de Almeida,...