Receita Federal e PF deflagram operação contra lavagem de dinheiro e descaminho 1y6j1e
As investigações começaram após a apreensão de centenas de celulares ocultados em fundos falsos de móveis comercializados por uma das empresas envolvidas 6s6g19
A Receita Federal, em ação conjunta com a Polícia Federal, deflagrou na manhã desta quinta-feira (15) a Operação Sanguinis, que tem como objetivo investigar um esquema de lavagem de dinheiro proveniente do crime de descaminho.
As investigações começaram após a apreensão de centenas de celulares ocultados em fundos falsos de móveis comercializados por uma das empresas envolvidas. Em outro episódio, os aparelhos estavam misturados a peças de motocicletas vendidas por outra empresa do mesmo grupo.

Em uma das ações, o principal investigado foi preso por esconder celulares em seu próprio veículo, o que levantou suspeitas sobre a prática recorrente do crime por parte da organização.
De acordo com os órgãos responsáveis, o grupo utilizava empresas de fachada e “laranjas” para ocultar a origem e o destino dos recursos financeiros obtidos ilicitamente.
A apuração revelou a inexistência de atividade econômica real em pelo menos uma das empresas investigadas, além de movimentações financeiras incompatíveis com as rendas declaradas.
O elevado padrão de vida do investigado e de sua esposa também foi apontado como indício de dissimulação patrimonial típica dos crimes de lavagem de capitais.
A PF cumpriu sete mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo e Paraná. Durante o cumprimento das ordens judiciais, um dos alvos foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Os investigados poderão responder pelos crimes de lavagem de dinheiro, descaminho e outros delitos que venham a ser identificados ao longo das investigações.
Participaram da operação quatro auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal, além de vinte policiais federais.