Procurado por roubo de três aviões em MS tem pena a cumprir até 2064 252q1z

Condenado a 91 anos, 2 meses e 4 dias a cumprir a pagar, "Lino" ficou no regime fechado apenas 10 anos. 4x3j70

Com prisão preventiva decretada – por suspeita de ser um dos mentores do roubo de três aeronaves ocorrido na madrugada do dia 6 de setembro em Aquidauana, a 140 km de Campo Grande – Laudelino Ferreira Vieira, o “Lino”, 43 anos, só cumpriu 11% das penas às quais foi condenado pela Justiça de Mato Grosso do Sul. O fugitivo da Justiça simplesmente desapareceu da prisão em Campo Grande, no dia 31 de maio deste ano.

Condenado a 91 anos, 2 meses e 4 dias a cumprir a pagar, “Lino” ficou no regime fechado apenas 10 anos.

Laudelino Ferreira Vieira
Laudelino Ferreira Lino, de 43 anos, está com prisão preventiva decretada. (Foto: Reprodução de processo do TJMS)

“Lino” tem oito condenações em ações penais, por crimes de roubo, latrocínio, associação criminosa, tráfico de drogas e estelionato. Teria de ficar na cadeia, em regime fechado, até 2034, quando aria a ter direito à progressão de regime.

Cnforme os dados judiciais, aos quais o PP teve o, só viria em 2064. Mas, pelas suspeitas das autoridades, “Lino” optou por voltar à criminalidade.

Lino execucao penal
Documento mostra que Lino só cumpriu 11% da pena até agora. (Foto: reprodução de processo)

Latrocínio em Corumbá 5j2t5o

Entre as sentenças que Laudelino Ferreira Vieira recebeu, a maior tem pena de 33 anos de reclusão. A ação penal envolve fato semelhante ao crime no hangar de Aquidauana, de onde foram levados os aviões, inclusive um que pertence ao cantor, compositor e pecuarista Almir Sater. Em 11 de janeiro de 2004, segundo acusação, Lindo participou do roubo de outros três aviões de aeroclube em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, quando o dono do lugar foi assinado.

“Lino” foi condenado, mas preso mesmo só em 2010, por outro ilícito, o tráfico de cocaína. Durante episódio na rodovia BR-262, conforme os autos, atirou para matar contra policiais rodoviários federais que o flagraram com a droga.

Desde então, estava encarcerado, até sumir de forma inexplicada até agora do presídio estadual de segurança máxima de Campo Grande, no complexo prisional do Jardim Noroeste. As circunstâncias da fuga ainda não foram esclarecidas.

A Agepen (Agência de istração do Sistema Penitenciário) informou, depois do novo episódio do qual “Lino” é suspeito, que o procedimento investigatório sobre o sumiço do interno está em andamento.

O preso estava trabalhando no setor de limpeza da penitenciária, onde mais de 2 mil homens cumprem pena, quando escapou do cárcere.

O juiz responsável pela execução penal de Laudelino, Fernando Chemin Cury, decretou a prisão nesse processo. Há, portanto, dois mandados a cumprir, pois o juiz de Aquidauana, Alexsandro Motta, também concedeu ordem para capturar o fugitivo, a partir das suspeitas de envolvimento na invasão do aeroclube de Aquidauana.

A decisão foi tomada a pedido do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que por sua vez se baseou nas investigações da Polícia Civil, que levaram à prisão, até agora, de três suspeitos de participar do crime. Foi deles que surgiu o nome de “Lino” como um dos mentores.

Uma dezena de criminosos 838m

Pelas apurações, a cargo do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado), pelo menos 10 pessoas se uniram para a empreitada criminosa. Desses, seis seriam bolivianos.

A Bolívia é o destino provável dos aviões, indicam as apurações policiais. Laudelino Ferreira Vieira, desconfiam as autoridades, também estaria no país vizinho.

Em 2004, quando houve o crime semelhante em Corumbá, ele chegou a ser preso do lado boliviano quando um dos aviões caiu. Acabou sendo solto. Durante o andamento processual, alegou que vivia na Bolívia do trabalho em fazendas.

A reportagem localizou o advogado que atendeu o suspeito no processo de execução penal. Wilson Carlos Godoy disse não ter qualquer informação sobre o ex-cliente desde o desaparecimento.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. executados

    Dois são executados a queima-roupa na Moreninha, em Campo Grande 6u6t1k

    Ainda não há confirmação de prisões....

  2. Homem agride mulher em agência bancária e é detido após denúncia de funcionário 644oj

  3. Dourados

    Homem é esfaqueado e morto por mulher em praça de Dourados f3368

    Homem de 37 anos morreu, na noite de sexta-feira (23), após ser...

  4. carro

    Carro derruba árvore e acerta muro de escola na Avenida Afonso Pena 495na

    Motorista que conduzia uma picape subiu na calçada, derrubou uma árvore e...

  5. Terenos

    Carro com três pessoas cai de ponte e motorista morre em Terenos 6w4va

    Homem com a idade não divulgada morreu, na madrugada deste sábado (24),...

  6. Movimentação no local do acidente; motociclista que morreu não tinha CNH, de acordo com a polícia (Foto: Divulgação)

    Homem sem CNH morre após perder o controle da moto e “voar” 3 metros 1ub2j

    Um homem, de 33 anos, morreu após perder o controle da própria...