Presos conseguem fugir da Penitenciária Federal de Mossoró 1c2r1d

Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios no Brasil, um deles em Campo Grande 3ux2c

Dois homens ligados a uma facção carioca conseguiram escapar da Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte. Esta é a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que conta com cinco presídios no Brasil, um deles em Campo Grande.

pentenciaria mossoro capa
Penitenciária Federal de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte (Foto: GOV.BR)

Conforme informações do g1 Rio Grande do Norte, os fugitivos são Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, também conhecido como “Tatu” ou “Deisinho”.

Os dois são do Acre e estavam na penitenciária de Mossoró desde 27 de setembro de 2023. Foram transferidos para lá depois de se envolverem uma rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro, em Rio Branco, que terminou com a morte de cinco detentos, três deles decaptados.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte confirmou que recebeu solicitação de apoio para captura dos presos e “o apoio está sendo dado”. A Secretaria de istração Penitenciária do Rio Grande do Norte também informou que auxilia as operações de busca. Já a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) não se manifestou.

Desde a criação, o Sistema Penitenciário Federal é referência de “disciplina e procedimento”. Segundo o próprio site da Senappen “nunca houve fuga, rebelião nem entrada de materiais ilícitos nas unidades penitenciárias”, por se aplicar fielmente a Lei de Execuções Penais.

O presídio federal de Mossoró é a “casa” de nomes conhecidos em Mato Grosso do Sul, um deles é Jamil Name Filho, alvo da operação Omertà e condenado pela morte do estudante Matheus Xavier Coutinho, jovem que foi alvejado com tiros de fuzil no lugar do pai em abril de 2019.

Além de Mossoró, o sistema federal tem presídios em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF), que recebem os presos considerados de alta periculosidade no país.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. Homem atrai mulher com falsa emergência no trabalho e a estupra em Várzea Grande 24353q

  2. Presos por homicídio destroem viatura durante transferência e fogem em MT 2k6c1f

  3. Cães mortos por eletrocussão

    Idoso é preso por criar armadilha ilegal e matar três cachorros em Ladário 506y6s

    Idoso é preso em flagrante após instalar armadilha eletrificada ilegal que matou...

  4. Venda de sentenças: juiz afastado em MT usava empresas familiares para lavar dinheiro c2y1z

  5. Motorista é preso suspeito de abusar de aluna com deficiência em Sorriso 6q3n5x

    Um motorista de 54 anos foi presosuspeito de violência sexual contra uma...

  6. Feminicida compra gasolina para carbonizar mãe e bebê 5y3w6m

    A câmera de segurança de um posto de combustível flagrou o feminicida...