Policiais penais são indiciados por fuga em penitenciária de MT zuf

Indiciamento é resultado da conclusão do inquérito que apurou a fuga de 14 detentos durante greve de policiais penais 2n3y4c

Cinco policiais penais foram indiciados após a fuga de 14 detentos da Penitenciária Major PM Zuzi Alves da Silva, em Água Boa, a 736 km de Cuiabá. A fuga ocorreu no dia 3 de janeiro deste ano, durante o período em que os policiais penais estavam em greve.

POLICIAIS PENAIS
Ilustrativa (Foto: Reprodução)

Segundo as investigações, os policiais penais indiciados ocupavam cargos de direção, gestão, chefia e liderança, tendo o dever legal de adotarem providências para que fugas não ocorressem, principalmente, em um momento crítico de greve no Sistema Penal.

O inquérito foi remetido ao Judiciário e ao Ministério Público. O nome dos envolvidos não foi divulgado.

A polícia ainda ressalta que a ação ocorreu em um momento crítico do sistema penal, que ava por uma greve que começou no final de 2021 e perdurou por mais de um mês. Naquele momento, algumas unidades prisionais chegaram a recusar o recebimento de mais detentos, o que acirrou os ânimos do movimento, segundo as investigações.

Atualmente são mais de 2,8 mil servidores penais no estado, distribuídos em 46 unidades prisionais. À época, eles cobravam uma recomposição salarial referente aos últimos 10 anos e com previsão de equiparação salarial de forma gradativa.

Após várias idas e vindas em negociações, a categoria voltou ao trabalho normalmente.

Fuga 415k3f

No dia 3 de janeiro, os detentos tomavam banho de sol, por volta das 14h, de acordo com registro da polícia penal, quando iniciaram um motim.

fugitivos
Imagem dos fugitivos divulgada pela Sesp — Foto: Sesp MT

Segundo a Polícia Civil, os reeducandos começaram a bater na grade onde tomavam banho de sol e ameaçaram os servidores. Os agentes ordenaram que eles se recolhessem, mas ninguém acatou a ordem. Por isso, a polícia fez uso da força moderada para controlar o motim.

Na confusão, um dos detentos foi atingido por uma bala de borracha na perna e, em seguida, foi levado ao Hospital Regional do município.

Em meio a isso, ao menos 14 detentos aproveitaram o momento para dar início à fuga por um túnel subterrâneo que vinha sendo cavado em uma cela identificada como raio azul ala 1, perto da saída do banho de sol para a galeria, próxima da área da muralha da penitenciária, de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp).

A suspeita era de que eles fugiram por uma região de mata no entorno do presídio com o à BR-158. Eles eram considerados de alta periculosidade, de acordo com a Sesp, e foram presos dias depois, após uma operação integrada entre as forças de segurança do estado. Um deles morreu durante confronto com a Polícia Militar.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. saque automático

    Sindicatos estimam 17 mil servidores de MT afetados com descontos irregulares 3xr3k

    Os sindicatos que representam os servidores públicos de Mato Grosso estimam que...

  2. Operação Baal investiga grupo criminoso de roubo na modalidade 'novo cangaço', em São Paulo. (Foto: Polícia Federal)

    PF apreende 15 mil litros de diesel que seria levado para garimpo em terra indígena 2a676f

    A Polícia Federal apreendeu 15 mil litros de óleo diesel que seriam...

  3. “Chegou deformada”: mãe diz que filha morta por PM em Cuiabá foi espancada 61412i

  4. Aluno

    Aluna denuncia na escola padrasto que estuprou e engravidou menina de 13 anos 4um2y

    Menina que denunciou o crime também foi abusada pelo suspeito. ...

  5. Campo Grande

    Jovem que matou PM aposentado e neto é preso em Campo Grande 4z26a

    O suspeito de matar a tiros o PM aposentado Nelson Carvalho Vieira,...

  6. SARGENTO ODENIL MORTO EM CUIABA

    Um ano depois, suspeito de matar PM está à solta; "Que justiça seja feita", cobra família 2f406n