Curso que vai capacitar policiais para atuar no judiciário é lançado 112b3u
Os policiais irão reforçar o trabalho do Poder Judiciário em Campo Grande 5d3s25
5w1c6j
Foi lançado nesta segunda-feira (7) o curso de formação de policiais que vão atuar como oficiais de justiça em Campo Grande. Ao todo, 42 policiais militares e 12 policiais civis e 8 servidores do judiciário serão capacitados, a partir desta terça-feira (8), para ajudar na intimação de agressores de mulheres e no acompanhamento e proteção das vítimas de violência doméstica.

Leia mais 6p1262
Policiais vão atuar em Campo Grande 574n24
Inicialmente, os policiais irão reforçar o trabalho do Poder Judiciário na capital, mas o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) não descarta a possibilidade de estender a capacitação para o interior.
A medida pode dar mais agilidade no cumprimento de medidas protetivas. Só no ano ado, mais de cinco mil foram expedidas pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).
A capacitação foi uma das melhorias anunciadas pelo poder público e pelo Judiciário após a morte da jornalista Vanessa Ricarte, que expôs falhas na rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica no estado.
Ela foi morta pelo companheiro, o músico Caio Nascimento, em 12 de fevereiro, logo após denunciar o agressor na DEAM (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) em Campo Grande. Caio está preso preventivamente desde o crime.
Segundo a Sejusp, a partir da capacitação, os policiais poderão estar aptos a atuar em um prazo de 60 a 90 dias.
Outras medidas também foram anunciadas pelo governo do estado, que agora faz a gestão compartilhada da Casa da Mulher Brasileira, onde fica a DEAM, com a Prefeitura da Capital.
Entre elas, a capacitação constante de outros servidores do local para melhorar o acolhimento das vítimas, a melhoria da estrutura da casa e também a implantação de um sistema digital para interligar todos os setores envolvidos no atendimento, embora isso ainda não tenha prazo para implementação.