Os crimes que marcaram Mato Grosso em 2024: veja retrospectiva 5j3m6q
Feminicídios, disputa entre facções criminosas, violência contra crianças e mulheres: relembre os crimes que chocaram os mato-grossenses neste ano 13t3b
Tantas vidas foram interrompidas em casos que chocaram os mato-grossenses em 2024, desde femincídios, à disputas entre facções criminosas ou violências contra crianças e mulheres. O Primeira Página te mostra a retrospectiva desses crimes; confira abaixo:

Francisca Nascimento – esfaqueada pelo ex-marido 166k32
Na noite do dia 15 de janeiro, um femincídio registrado por câmeras de segurança chocou os moradores de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá.
Francisca Alves Nascimento, de 35 anos, foi esfaqueada pelo ex-marido. Ele foi preso em flagrante tentando fugir da cidade em um ônibus após o crime. As imagens são fortes! Veja abaixo:
Após ser encurralada na calçada, a mulher leva diversos golpes de facas do ex-marido e chega a cair no chão, momento que o homem continua com a agressão. Ela tenta reagir, mas é impedida pelo suspeito. Depois, ele levanta e foge. A mulher chega a caminhar e é socorrida até o hospital, onde teve a morte confirmada.

Na avenida é possível ver que carros e motos am pelo local, mas ninguém presta socorro à vítima.
LEIA MAIS: ‘Meu mundo desabou’, diz filha de mulher assassinada por companheiro em MT
Sargento Djalma – morto durante caminhada 2e6k4j
Quase uma semana depois, dessa vez em Pedra Preta, a 243 km de Cuiabá, o sargento da Polícia Militar, Djalma Aparecido da Silva foi morto a tiros enquanto caminhava na tarde do dia 22 de janeiro.

O policial estava de folga quando foi atacado por um suspeito que ou em frente do ginásio de esportes da cidade em um carro. O suspeito fugiu do local após o crime e o veículo foi encontrado pela polícia, incendiado.
Segundo a Polícia Civil, o sargento teria se envolvido em uma ocorrência que terminou com a morte de um membro de uma facção criminosa um ano antes de ser morto.
Lucas Veloso – morto em treinamento de bombeiros 524r70
27 de fevereiro: Lucas Veloso Peres, de 28 anos, morreu afogado furante um treinamento do Corpo de Bombeiros, na Lagoa Trevisan, em Cuiabá.

Segundo o Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT), o capitão Daniel Alves de Moura e Silva comandava a atividade prática de instrução de salvamento aquático e o soldado Kayk Gomes dos Santos atuava como monitor. Durante a atividade, os alunos deviam correr por um quilômetro para depois atravessarem a lagoa.
O jovem teria sentido falta de ar e se afogou. Ele chegou a ser socorrido e levado a um hospital particular da Capital, mas, não resistiu e morreu.
LEIA MAIS: Aluno relatou falta de ar antes de morrer em treinamento de bombeiros em MT
Motoristas de aplicativo mortos 15274z
Entre os dias 11 e 14 de março, três motoristas de aplicativos foram brutalmente assassinados por um jovem e dois adolescentes em regiões de mata em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.
Em depoimento à polícia, Lucas Ferreira da Silva, de 20 anos, contou como o trio matou os motoristas:
- Elizeu Rosa Coelho, de 58 anos – esfaqueado;
- Nilson Nogueira, de 42 anos – esfaqueado;
- Márcio Rogério, de 34 anos – morto a pauladas.

LEIS MAIS: Em depoimento, jovem detalha mortes de 3 motoristas de aplicativo
Horaide Stringuini – morta e estuprada em casa 2m2w71
Na manhã do dia 28 de março, a idosa Horaide Bueno Stringuini, de 84 anos, foi estuprada e morta quando um homem de 34 anos invadiu a casa onde ela morava em Cuiabá. Ele homem foi preso em flagrante horas após o crime.
O homem era funcionário de uma distribuidora vizinha à casa da vítima e confessou o crime, alegando que entrou na residência para roubar o celular e dinheiro da idosa e, depois, usar os itens para comprar drogas e bebidas alcoólicas, conforme o delegado Nilson Farias.

Câmeras de segurança registraram o momento em que o suspeito caminha pela rua, antes de pular o muro da casa da vítima.
Leidiane Ferro – morta pelo marido 4re1y
Menos de um mês se ou, até que no dia 15 de abril, Wendel Santos, de 37 anos, é filmado esfaqueando a esposa, Leidiane Ferro da Silva, 43 anos. Nas imagens da câmera de segurança da casa é possível ver o momento em que ele pega uma faca e ataca a vítima.
LEIA MAIS: 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas do Feminicídio gera reflexão social em Cuiabá
Vicente Camargo – bebê morto em berçário l3m3k
Dois dias depois, desta vez em Várzea Grande, o bebê Vicente Camargo, de 5 meses morreu após sofrer um trauma na cabeça enquanto estava em um berçario, no dia 17 de abril.

As proprietárias da creche foram indiciadas pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Uma delas confessou que causou, sem intenção, a lesão na cabeça da criança, que bateu o crânio na quina de uma mesa, ocasionando um traumatismo craniano seguido de morte.
Idosos mortos por mãe e filho 4sl40
Ainda em abril, em um domingo (21), os idosos Pilson Pereira da Silva, de 69 anos, e Rui Luiz Bogo, 81, foram mortos a tiros em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá.
Os suspeitos eram mãe e filhos: Ines Gemilaki, de 48 anos, Marcio Ferreira Gonçalves, 45, e Bruno Gemilaki Dal Poz, de 28.
Eles invadiram a casa onde os idosos estavam, atirando contra as vítimas, em busca do proprietário, que não estava no local. A motivação do crime teria sido um desacordo comercial entre as duas famílias. Veja abaixo o momento:
LEIA MAIS: Saiba quem é a família procurada por matar idosos e atirar em padre em MT
Odenil Alves – sargento morto com tiro na cabeça 1t372n
29 de maio: o sargento da Polícia Militar, Odenil Alves Pedroso, faria 47 anos um dia depois de ser assassinado com um tiro na cabeça enquanto trabalhava em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro, em Cuiabá.
Conforme Marcos Alves, irmão da vítima que é repórter cinematográfico da TV Centro América, a família preparava para se reunir e comemorar o aniversário do PM. Odenil era o caçula dos irmãos, deixou esposa e três filhos. O supeito ainda é procurado pela polícia.
Renato Nery – morto em frente ao escritório de advocacia 4j4u1g
Era manhã do dia 5 de julho, uma sexta-feira, quando o advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Renato Nery, foi vítima de um atentado em frente ao escritório onde trabalhava, em Cuiabá.
Câmeras de monitoramento mostram o momento em que Renato estaciona o carro, sai do veículo e caminha até a entrada do local. Enquanto estava parado na porta do estabelecimento mexendo no celular, é atingido por tiros e cai no chão.
LEIA MAIS: Advogado morto denunciou advogados e desembargadores antes de morrer
Raquel Cattani – crime encomendado por ex-marido 11t6p
13 dias depois, na noite do dia 18 de julho, a morte de Raquel Cattani provocava, mais uma vez, a indignação da sociedade diante de casos de feminicídio.
O crime contra Raquel, de 26 anos, foi encomendado pelo ex-marido, Romero Xavier. Mas, no dia do crime, o irmão dele, Rodrigo, foi o responsável por se esconder na propriedade rural onde a vítima morava, esperar ela chegar em casa e a esfaquear 40 vezes. O caso foi em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá.

Raquel era produtora de queijos e mantinha uma empresa de laticínio no assentamento onde foi encontrada morta, a Queijaria Cattani. Os queijos produzidos por ela já foram premiados em competições nacionais. Ela deixou dois filhos pequenos.
LEIA MAIS: Produtora de queijo, mãe e amante da vida no campo; quem era Raquel Cattani
Rayane e Rithiely – irmãs torturadas e mortas 6t5c6b
14 de setembro: duas irmãs, Rayane Alves e Rithiely Alves, foram sequestadas e torturadas em Porto Esperidião, a 358 km de Cuiabá. As irmãs e um rapaz teriam sido abordados na saída de um festival de pesca e levados por um grupo criminoso.
A motivação do crime teria sido uma foto em que as irmãs aparecem fazendo um símbolo com as mãos, que foi associado a uma facção criminosa rival dos supeitos, segundo a Polícia Civil.

Rayane Alves era candidata a vereadora pelo PSD (Partido Social Democrata), na cidade, enquanto Rithiely Alves era digital influencer. Ambas fizeram parte do circo durante um tempo e falavam nas redes sociais sobre o orgulho de fazer parte dessa cultura.
LEIA MAIS: Polícia conclui inquérito e indicia 16 pessoas por morte de candidata a vereadora e irmã
Joceildo Souza – morto pela ex em pátio de caminhões 6b5t1y
Câmeras de segurança de um pátio de caminhões mostram o momento em que Joceildo Ferreira Sousa, de 35 anos, é morto a facadas pela ex-companheira, de 41 anos, na tarde de quinta-feira, 10 de outubro, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. Veja abaixo o momento do crime:
O casal parece discutir próximo a alguns carros estacionados no pátio. Momentos depois, a mulher parte para cima do ex-companheiro e o esfaqueia. Ele tenta se defender, mas, acaba caindo no chão e desmaia, ferido.
Vídeos feitos por testemunhas mostram, momentos antes do crime, a suspeita quebrando o carro em que Joceildo estava, com um capacete, enquanto o xingava por várias vezes e questionava “porque você fez isso comigo?”.
Santrosa – cantora trans morta por facção 21gw
Santrosa desapareceu no dia 9 de novembro, quando deveria participar de um evento artístico em Sinop, a 503 km de Cuiabá. O corpo dela foi encontrado no dia seguinte em uma área de mata, decapitado, com pés e mãos amarrados.
Ela era cantora e foi a primeira mulher trans a conquistar uma vaga de suplente na Câmara Municipal da cidade. Nas redes sociais, tinha mais de 17 mil seguidores e em seus versos dizia que tinha um sonho: “tocar os hits lá do meu interior”. Mas, a trejetória dela foi interrompida aos 27 anos.

Dois adolescentes de 17 anos confessaram o crime e afirmaram que a cantora foi surpreendida em casa e levada para outra residência onde foi torturada e morta. Os suspeitos teriam encontrado mensagens no celular da vítima e supam que ela teria ligação com uma facção criminosa rival.
LEIA MAIS: Facções e garimpo: MT tem a maior taxa de aumento de mortes da Amazônia Legal
Tentativa de chacina contra família 2u535y
Já no dia 28 de novembro, uma tentativa de cachina chocou a zona rural de São José dos Quatro Marcos, a 343 km de Cuiabá. No local, Vanderley Evaristo da Silva, de 44 anos, matou a filha de 15 anos a facadas e tentou matar outras 4 pessoas da mesma família, incluindo a ex-esposa, que foram socorridas com vida.
Após o crime, ele enviou dois áudios para o irmão da ex-mulher dele, confessando o crime. (Ouça abaixo)
Segundo a polícia, a motivação teria sido desavenças na separação. As vítimas foram:
- Lucélia da Silva Brandão, 40 anos (ex-mulher);
- Tainara Brandão Silva, 16 anos (filha do casal);
- Talhita Evaristo da Silva, 15 anos – vítima fatal – (filha do casal);
- Sebastião Messias Brandão, 70 anos (ex-sogro);
- Ana Neves dos Santos, 60 anos (ex-sogra).
Rafael Santana – atropelado e morto por padastro 6g4cv
No início deste mês, o pequeno Rafael de Souza Santana, de 10 anos, morreu após ser atropelado pelo padrastro, de 29 anos, em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá. Veja vídeo do local do crime:
Segundo a polícia, a criança estava em uma motocicleta com o pai, na madrugada do dia 7, quando foram atropelados pelo homem. A mãe da criança estava dentro do carro carro com o motorista.
O padrasto ficou no local e, após teste do bafômetro foi constatado 0,67 miligramas por litro de álcool no sangue, sendo que o máximo permitido pela lei é 0,34mg/l. Ele foi preso em flagrante e, durante o depoimento, a polícia concluiu que o atropelamento não foi por acidente de trânsito.