Os crimes que marcaram Mato Grosso em 2024: veja retrospectiva 5j3m6q

Feminicídios, disputa entre facções criminosas, violência contra crianças e mulheres: relembre os crimes que chocaram os mato-grossenses neste ano 13t3b

Tantas vidas foram interrompidas em casos que chocaram os mato-grossenses em 2024, desde femincídios, à disputas entre facções criminosas ou violências contra crianças e mulheres. O Primeira Página te mostra a retrospectiva desses crimes; confira abaixo:

Retrospectiva: os crimes que chocaram Mato Grosso neste ano. (Foto: Montagem)
Retrospectiva: os crimes que chocaram Mato Grosso neste ano. (Foto: Montagem)

Francisca Nascimento – esfaqueada pelo ex-marido 166k32

Na noite do dia 15 de janeiro, um femincídio registrado por câmeras de segurança chocou os moradores de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá.

Francisca Alves Nascimento, de 35 anos, foi esfaqueada pelo ex-marido. Ele foi preso em flagrante tentando fugir da cidade em um ônibus após o crime. As imagens são fortes! Veja abaixo:

Momento em que vítima é atacada pelo ex. (Vídeo: Reprodução)

Após ser encurralada na calçada, a mulher leva diversos golpes de facas do ex-marido e chega a cair no chão, momento que o homem continua com a agressão. Ela tenta reagir, mas é impedida pelo suspeito. Depois, ele levanta e foge. A mulher chega a caminhar e é socorrida até o hospital, onde teve a morte confirmada.

Francisca Alves Nascimento vitima de feminicidio em Lucas
Francisca Alves Nascimento tinha 35 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na avenida é possível ver que carros e motos am pelo local, mas ninguém presta socorro à vítima.

LEIA MAIS: ‘Meu mundo desabou’, diz filha de mulher assassinada por companheiro em MT

Sargento Djalma – morto durante caminhada 2e6k4j

Quase uma semana depois, dessa vez em Pedra Preta, a 243 km de Cuiabá, o sargento da Polícia Militar, Djalma Aparecido da Silva foi morto a tiros enquanto caminhava na tarde do dia 22 de janeiro.

Foto do local onde o sargento da PM foi assassinado a tiros em Pedra Preta
Djalma Aparecido da Silva, sargento da PM, foi assassinado a tiros na tarde o dia 22 de janeiro, em Pedra Preta. (Foto: Reprodução)

O policial estava de folga quando foi atacado por um suspeito que ou em frente do ginásio de esportes da cidade em um carro. O suspeito fugiu do local após o crime e o veículo foi encontrado pela polícia, incendiado.

Segundo a Polícia Civil, o sargento teria se envolvido em uma ocorrência que terminou com a morte de um membro de uma facção criminosa um ano antes de ser morto.

Lucas Veloso – morto em treinamento de bombeiros 524r70

27 de fevereiro: Lucas Veloso Peres, de 28 anos, morreu afogado furante um treinamento do Corpo de Bombeiros, na Lagoa Trevisan, em Cuiabá.

Lucas Veloso reconstuicao
Lucas Veloso Perez, de 28 anos, morreu durante um treinamento do Corpo de Bombeiros. (Foto: CBM-MT)

Segundo o Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT), o capitão Daniel Alves de Moura e Silva comandava a atividade prática de instrução de salvamento aquático e o soldado Kayk Gomes dos Santos atuava como monitor. Durante a atividade, os alunos deviam correr por um quilômetro para depois atravessarem a lagoa.

O jovem teria sentido falta de ar e se afogou. Ele chegou a ser socorrido e levado a um hospital particular da Capital, mas, não resistiu e morreu.

LEIA MAIS: Aluno relatou falta de ar antes de morrer em treinamento de bombeiros em MT

Motoristas de aplicativo mortos 15274z

Entre os dias 11 e 14 de março, três motoristas de aplicativos foram brutalmente assassinados por um jovem e dois adolescentes em regiões de mata em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.

Em depoimento à polícia, Lucas Ferreira da Silva, de 20 anos, contou como o trio matou os motoristas:

  • Elizeu Rosa Coelho, de 58 anos – esfaqueado;
  • Nilson Nogueira, de 42 anos – esfaqueado;
  • Márcio Rogério, de 34 anos – morto a pauladas.
Motoristas desparecidos (Foto: reprodução)
Motoristas de aplicativo foram mortos entre os dias 11 e 15 deste mês, na Baixada Cuiabana. (Foto: Reprodução)

LEIS MAIS: Em depoimento, jovem detalha mortes de 3 motoristas de aplicativo

Horaide Stringuini – morta e estuprada em casa 2m2w71

Na manhã do dia 28 de março, a idosa Horaide Bueno Stringuini, de 84 anos, foi estuprada e morta quando um homem de 34 anos invadiu a casa onde ela morava em Cuiabá. Ele homem foi preso em flagrante horas após o crime.

O homem era funcionário de uma distribuidora vizinha à casa da vítima e confessou o crime, alegando que entrou na residência para roubar o celular e dinheiro da idosa e, depois, usar os itens para comprar drogas e bebidas alcoólicas, conforme o delegado Nilson Farias.

Horaide Bueno Stringuini foi morta aos 84 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)
Horaide Bueno Stringuini foi morta aos 84 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Câmeras de segurança registraram o momento em que o suspeito caminha pela rua, antes de pular o muro da casa da vítima.

Suspeito caminhando nas proximidades da casa da vítima, antes de invadir o local. (Vídeo: PJC-MT)

Leidiane Ferro – morta pelo marido 4re1y

Menos de um mês se ou, até que no dia 15 de abril, Wendel Santos, de 37 anos, é filmado esfaqueando a esposa, Leidiane Ferro da Silva, 43 anos. Nas imagens da câmera de segurança da casa é possível ver o momento em que ele pega uma faca e ataca a vítima.

Momento em que Leidiane é esfaqueada pelo marido. (Vídeo: Reprodução)

LEIA MAIS: 1ª Mostra Fotográfica das Vítimas do Feminicídio gera reflexão social em Cuiabá

Vicente Camargo – bebê morto em berçário l3m3k

Dois dias depois, desta vez em Várzea Grande, o bebê Vicente Camargo, de 5 meses morreu após sofrer um trauma na cabeça enquanto estava em um berçario, no dia 17 de abril.

Imagem mostra bebê Vicente sorrindo
Vicente Camargo tinha apenas 5 meses. (Foto: Arquivo da família)

As proprietárias da creche foram indiciadas pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Uma delas confessou que causou, sem intenção, a lesão na cabeça da criança, que bateu o crânio na quina de uma mesa, ocasionando um traumatismo craniano seguido de morte.

Idosos mortos por mãe e filho 4sl40

Ainda em abril, em um domingo (21), os idosos Pilson Pereira da Silva, de 69 anos, e Rui Luiz Bogo, 81, foram mortos a tiros em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá.

Os suspeitos eram mãe e filhos: Ines Gemilaki, de 48 anos, Marcio Ferreira Gonçalves, 45, e Bruno Gemilaki Dal Poz, de 28.

Eles invadiram a casa onde os idosos estavam, atirando contra as vítimas, em busca do proprietário, que não estava no local. A motivação do crime teria sido um desacordo comercial entre as duas famílias. Veja abaixo o momento:

Momento em que trio invade casa e mata idosos em Peixoto. (Vídeo: Reprodução)

LEIA MAIS: Saiba quem é a família procurada por matar idosos e atirar em padre em MT

Odenil Alves – sargento morto com tiro na cabeça 1t372n

29 de maio: o sargento da Polícia Militar, Odenil Alves Pedroso, faria 47 anos um dia depois de ser assassinado com um tiro na cabeça enquanto trabalhava em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro, em Cuiabá.

Câmeras registraram a ação do suspeito. (Vídeo: Reprodução)

Conforme Marcos Alves, irmão da vítima que é repórter cinematográfico da TV Centro América, a família preparava para se reunir e comemorar o aniversário do PM. Odenil era o caçula dos irmãos, deixou esposa e três filhos. O supeito ainda é procurado pela polícia.

Renato Nery – morto em frente ao escritório de advocacia 4j4u1g

Era manhã do dia 5 de julho, uma sexta-feira, quando o advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Renato Nery, foi vítima de um atentado em frente ao escritório onde trabalhava, em Cuiabá.

Câmeras de monitoramento mostram o momento em que Renato estaciona o carro, sai do veículo e caminha até a entrada do local. Enquanto estava parado na porta do estabelecimento mexendo no celular, é atingido por tiros e cai no chão.

Momento em que Renato Nery é atingido por tiro. (Vídeo: Reprodução)

LEIA MAIS: Advogado morto denunciou advogados e desembargadores antes de morrer

Raquel Cattani – crime encomendado por ex-marido 11t6p

13 dias depois, na noite do dia 18 de julho, a morte de Raquel Cattani provocava, mais uma vez, a indignação da sociedade diante de casos de feminicídio.

O crime contra Raquel, de 26 anos, foi encomendado pelo ex-marido, Romero Xavier. Mas, no dia do crime, o irmão dele, Rodrigo, foi o responsável por se esconder na propriedade rural onde a vítima morava, esperar ela chegar em casa e a esfaquear 40 vezes. O caso foi em Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá.

FILHA GILBERTO CATTANI 2
Raquel Cattani tinha 26 anos. (Foto: Redes sociais)

Raquel era produtora de queijos e mantinha uma empresa de laticínio no assentamento onde foi encontrada morta, a Queijaria Cattani. Os queijos produzidos por ela já foram premiados em competições nacionais. Ela deixou dois filhos pequenos.

LEIA MAIS: Produtora de queijo, mãe e amante da vida no campo; quem era Raquel Cattani

Rayane e Rithiely – irmãs torturadas e mortas 6t5c6b

14 de setembro: duas irmãs, Rayane Alves e Rithiely Alves, foram sequestadas e torturadas em Porto Esperidião, a 358 km de Cuiabá. As irmãs e um rapaz teriam sido abordados na saída de um festival de pesca e levados por um grupo criminoso.

A motivação do crime teria sido uma foto em que as irmãs aparecem fazendo um símbolo com as mãos, que foi associado a uma facção criminosa rival dos supeitos, segundo a Polícia Civil.

irmas mortas em Porto Esperidiao Foto reproducao
Foto de irmãos teria sido motivo de assassinatos (Foto: Reprodução)

Rayane Alves era candidata a vereadora pelo PSD (Partido Social Democrata), na cidade, enquanto Rithiely Alves era digital influencer. Ambas fizeram parte do circo durante um tempo e falavam nas redes sociais sobre o orgulho de fazer parte dessa cultura.

LEIA MAIS: Polícia conclui inquérito e indicia 16 pessoas por morte de candidata a vereadora e irmã

Joceildo Souza – morto pela ex em pátio de caminhões 6b5t1y

Câmeras de segurança de um pátio de caminhões mostram o momento em que Joceildo Ferreira Sousa, de 35 anos, é morto a facadas pela ex-companheira, de 41 anos, na tarde de quinta-feira, 10 de outubro, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. Veja abaixo o momento do crime:

Momento em que mulher mata ex a facadas em pátio de caminhões. (Vídeo: Reprodução)

O casal parece discutir próximo a alguns carros estacionados no pátio. Momentos depois, a mulher parte para cima do ex-companheiro e o esfaqueia. Ele tenta se defender, mas, acaba caindo no chão e desmaia, ferido.

Vídeos feitos por testemunhas mostram, momentos antes do crime, a suspeita quebrando o carro em que Joceildo estava, com um capacete, enquanto o xingava por várias vezes e questionava “porque você fez isso comigo?”.

Santrosa – cantora trans morta por facção 21gw

Santrosa desapareceu no dia 9 de novembro, quando deveria participar de um evento artístico em Sinop, a 503 km de Cuiabá. O corpo dela foi encontrado no dia seguinte em uma área de mata, decapitado, com pés e mãos amarrados.

Ela era cantora e foi a primeira mulher trans a conquistar uma vaga de suplente na Câmara Municipal da cidade. Nas redes sociais, tinha mais de 17 mil seguidores e em seus versos dizia que tinha um sonho: “tocar os hits lá do meu interior”. Mas, a trejetória dela foi interrompida aos 27 anos.

Santrosa, como era conhecida, foi encontrada morta decapitada, em Sinop. (Foto: Redes Sociais)
Santrosa, como era conhecida, foi encontrada morta decapitada, em Sinop. (Foto: Redes Sociais)

Dois adolescentes de 17 anos confessaram o crime e afirmaram que a cantora foi surpreendida em casa e levada para outra residência onde foi torturada e morta. Os suspeitos teriam encontrado mensagens no celular da vítima e supam que ela teria ligação com uma facção criminosa rival.

LEIA MAIS: Facções e garimpo: MT tem a maior taxa de aumento de mortes da Amazônia Legal

Tentativa de chacina contra família 2u535y

Já no dia 28 de novembro, uma tentativa de cachina chocou a zona rural de São José dos Quatro Marcos, a 343 km de Cuiabá. No local, Vanderley Evaristo da Silva, de 44 anos, matou a filha de 15 anos a facadas e tentou matar outras 4 pessoas da mesma família, incluindo a ex-esposa, que foram socorridas com vida.

Após o crime, ele enviou dois áudios para o irmão da ex-mulher dele, confessando o crime. (Ouça abaixo)

Segundo a polícia, a motivação teria sido desavenças na separação. As vítimas foram:

  • Lucélia da Silva Brandão, 40 anos (ex-mulher);
  • Tainara Brandão Silva, 16 anos (filha do casal);
  • Talhita Evaristo da Silva, 15 anos – vítima fatal – (filha do casal);
  • Sebastião Messias Brandão, 70 anos (ex-sogro);
  • Ana Neves dos Santos, 60 anos (ex-sogra).

Rafael Santana – atropelado e morto por padastro 6g4cv

No início deste mês, o pequeno Rafael de Souza Santana, de 10 anos, morreu após ser atropelado pelo padrastro, de 29 anos, em Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá. Veja vídeo do local do crime:

Local onde a criança foi atropelada pelo padastro.

Segundo a polícia, a criança estava em uma motocicleta com o pai, na madrugada do dia 7, quando foram atropelados pelo homem. A mãe da criança estava dentro do carro carro com o motorista.

O padrasto ficou no local e, após teste do bafômetro foi constatado 0,67 miligramas por litro de álcool no sangue, sendo que o máximo permitido pela lei é 0,34mg/l. Ele foi preso em flagrante e, durante o depoimento, a polícia concluiu que o atropelamento não foi por acidente de trânsito.

Leia mais 6p1262

  1. Suspeito de tentativa de chacina enviou áudios confessando o crime 6r4k5k

  2. Saiba quem foi Santrosa, cantora trans assassinada que sonhava tocar os hits do interior 5f6c4j

  3. Vídeos exclusivos mostram o a o de ex-marido de Raquel Cattani antes e depois do crime 3z551s

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. CNH

    Detran alerta para golpe da CNH Social em MS 6u641w

    Golpe aplicado através das redes sociais ou e-mail oferece falsas inscrições para...

  2. Jose Clovis Pezzin de Almeida envolvido em racha em cuiaba

    Empresário que destruiu deck já deixou jovem em coma após racha com Porsche 3o4n1m

    O empresário José Clóvis Pezzin de Almeida, de 33 anos, que destruiu...

  3. Segundo a Polícia Militar, a mulher foi atacada com socos, chutes e golpes de madeira. (Foto: PMMT)

    Acidente na MT-242 em Ipiranga do Norte deixa um morto e três feridos 3q4g14

    Um acidente de trânsito registrado na madrugada deste domingo (25), na rodovia...

  4. Mulher espancada pelo marido é a 12ª vítima de feminicídio em MS 1g6d5g

    Graciane de Souza Silva, 40 anos, morreu na manhã deste domingo (25)...

  5. Homem é investigado por estupro de criança de 11 anos em Sorriso. (Foto: Ilustrativa/ Polícia Militar)

    Idoso é morto a tiros em estrada de terra em Várzea Grande 5k2s64

    Joel Soares do Nascimento, de 61 anos, foi encontrado morto na noite...

  6. Briga familiar: criança de 3 anos é esfaqueada pelo tio em MS 9m31

    Uma criança de apenas três anos foi esfaqueada pelo próprio tio, durante...