"Operação Excalibur": traficante morto em confronto chefiava crime desde adolescente 4m3hq
Segundo a polícia, o suspeito andava armado diariamente e fazia com elas a cobrança das vendas de drogas u42z
Morto durante ações da “Operação Excalibur” na manhã desta quarta-feira (19), Jonas Lázaro Gonçalo Bonfim, 26 anos, havia saído de uma unidade de internação para assumir o tráfico de drogas no distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina, a 280 km da Capital. Por cerca de dois anos, o rapaz cumpriu pena pelo assassinato do diretor da escola em que estudava. As investigações atuais, que resultaram na operação, começaram após denúncias de que traficantes estavam “controlando” todo o distrito. No centro do esquema, estava Jonas Lázaro.
Segundo o delegado Guilherme Scucuglia Cezar, o rapaz foi apontado como um dos líderes do tráfico em Casa Verde. Em pouco tempo foi comprovado que andava armado diariamente e usava uma pistola para fazer cobranças relacionadas a compra de drogas e em nome de uma facção criminosa.
LEIA MAIS:
- Alvo de operação contra o tráfico de armas e drogas morre em confronto
- Interior lidera novos casos de covid-19 em Mato Grosso do Sul

PERÍODO NA UNEI 2i722v
Por dois anos, Jonas ficou apreendido em uma Unei (Unidade Educacional de Internação) em Dourados por ass o professor Delmiro Salvione Bonin, diretor da Escola Municipal Marcos Freire, em 2012. Na época com 16 anos, o rapaz atirou cinco vezes na vítima, com quem teria dito um desentendimento dias antes.
Assim que saiu da unidade, em 2014, voltou para o distrito e assumiu o tráfico. Nos últimos meses, já era apontado como liderança no tráfico e também integrante de facção criminosa. Apesar disso, além da casa de Jonas, outros sete pontos de venda de drogas foram identificados pela polícia durante as apurações.
Nesta manhã, todos os endereços foram visitados pelas equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar. Em três deles os alvos foram encontrados. O primeiro, um homem, foi preso com porções de crack, mais de R$ 1,5 mil em notas e diversos objetos furtados. Alguns deles, já devolvidos as vítimas.
No segundo local visitado, uma mulher foi presa com porções de maconha. O último estabelecimento alvo, onde Jonas estava, era uma borracharia.

JONAS É ENCONTRADO E MORTO 1j4y3d
Conforme o boletim de ocorrência, quando os policiais militares chegaram ao imóvel, encontraram o rapaz deitado em um banco de carro no chão. Assim que recebeu ordem para se entregar, ele empurrou uma mesa e correu para um dos cômodos do local, de acordo com as informações do boletim de ocorrência.
Os policiais seguiram Jonas e o encontraram já com arma em punho. Neste momento, reagiram. O traficante foi atingido por dois tiros, chegou a ser socorrido e levado até o Hospital Regional de Nova Andradina, mas não resistiu.
Na borracharia os policiais apreenderam a arma que estava com ele, uma pistola de fabricação israelense 9 milímetros e 55 munições de diversas marcas. A Polícia Civil também abriu inquérito para investigar as circunstâncias da morte de Jonas.