Operação em MT apura uso de redes sociais para incentivar automutilação 2v24a
Jovem de 16 anos já havia sido investigado por cyberbullying e apologia ao nazismo; perfis foram apagados e celular apreendido 1c52y
A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta terça-feira (15) a Operação Discordância, para cumprir mandado de busca e apreensão contra um adolescente de 16 anos, suspeito de incentivar práticas de automutilação entre outros jovens por meio de uma plataforma digital.
A ação ocorreu em Rondonópolis, a cerca de 218 km de Cuiabá.

A investigação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), com base em informações readas pelo Laboratório de Operações Cibernéticas do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O órgão atua no monitoramento de ambientes virtuais com potencial risco à integridade de crianças e adolescentes.
Segundo a polícia, o adolescente utilizava canais online para disseminar conteúdos sensíveis e autodestrutivos, voltados a menores de idade.
O mandado judicial foi expedido pela Vara da Infância e Juventude de Rondonópolis, após a constatação do uso reiterado desses canais para promover comportamentos de risco.
Apologia ao nazismo 4v5z4x
O jovem já havia sido investigado em agosto de 2024, durante a Operação Mão de Ferro, também da DRCI, por crimes como cyberbullying, induzimento à automutilação e apologia ao nazismo em redes sociais e fóruns online.
Durante a ação desta terça-feira, o celular do adolescente foi apreendido e será periciado para aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos e vítimas. Por ordem judicial, todos os perfis do investigado nas redes sociais foram excluídos.
As investigações seguem em andamento.