Operação da PF combate contrabando de cigarro e agrotóxico em MS 2c513y

Com os lucros do crime, os investigados compraram imóveis e automóveis, bens de alto valor, que foram sequestrados judicialmente 5b305u

Policiais federais saem as ruas do país nesta quinta-feira (20) para combater a importação e o transporte de cigarros e agrotóxicos contrabandeados. Chamada de “Terra Envenenada”, a operação foi a cidades de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Tocantins e Bahia, para cumprir 34 mandados de busca e apreensão e 24 de prisão preventiva.

PF OPERACAOTERRAENVENENADA
Viaturas da Polícia Federal (Foto: Divulgação)

A operação é fruto de sete meses de investigação. Nesse tempo, os policiais identificaram um número expressivo de carregamentos de cigarros e agrotóxicos, importados ilegalmente. Descobriram também que o grupo estava ligada a todas as ocorrências e aos poucos, definiu como a quadrilha funcionava.

Em síntese, segundo a PF, o grupo se dividia em três camadas: a primeira está em Terra Roxa, onde moravam os principais líderes e integrantes responsáveis por trazer ao Brasil o agrotóxico e armazená-los em chácaras e sítios da região; para chegar com o agrotóxico, os criminosos navegavam pelo Rio Paraná.

A segunda camada é composta por “integrantes intermediários”, que vivem nos municípios um pouco mais afastados da fronteira. Eles tem com incumbência prospectar a demanda e promover o transporte em segurança das mercadorias; e, por fim, A terceira camada é formada por empresas agropecuárias, que adquiriam os produtos contrabandeados para revenda.

Com os lucros do crime, os investigados compraram imóveis e automóveis, bens de alto valor. O principal objetivo da operação é descapitalizar o grupo, por isso, foi determinado o sequestro de bens móveis e imóveis. “Como o bloqueio de contas em nome das pessoas físicas e jurídicas vinculadas, em especial dos líderes”.

Leia mais 6p1262

  1. Pega no flagra: dona de fazenda é presa com 2 toneladas de agrotóxicos furtados 2g3x46

  2. Veneno do exterior: PF cumpre mandados contra comércio ilegal de agrotóxicos em MT 6m4m4l

  3. Tereza Cristina fala sobre meio ambiente, apoio político e agrotóxicos 34i6z

Além de distribuir os produtos para o oeste do Paraná, os policiais também identificados grandes carregamentos de contrabando entregues a empresários da Bahia, Tocantins, Maranhão e Minas Gerais.

Os 58 mandados judiciais são cumpridos em: Mundo Novo – cidade sul-mato-grossense a 447 quilômetros de Campo Grande – Terra Roxa/PR, Umuarama/PR, Amaporã/PR, Alto Piquiri/PR, Iporã/PR, Jardim Alegre/PR, Campo Mourão/PR, Nova Prata/RS, Palmas/TO e Luís Eduardo Magalhães/BA

Os envolvidos devem responder pela prática de contrabando, comércio e transporte de agrotóxicos em descumprimento às exigências estabelecidas na legislação pertinente e participação em organização criminosa. Esses crimes possuem penas que, somadas, podem ultraar 16 anos de prisão.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. executados

    Dois são executados a queima-roupa na Moreninha, em Campo Grande 6u6t1k

    Ainda não há confirmação de prisões....

  2. Homem agride mulher em agência bancária e é detido após denúncia de funcionário 644oj

  3. Dourados

    Homem é esfaqueado e morto por mulher em praça de Dourados f3368

    Homem de 37 anos morreu, na noite de sexta-feira (23), após ser...

  4. carro

    Carro derruba árvore e acerta muro de escola na Avenida Afonso Pena 495na

    Motorista que conduzia uma picape subiu na calçada, derrubou uma árvore e...

  5. Terenos

    Carro com três pessoas cai de ponte e motorista morre em Terenos 6w4va

    Homem com a idade não divulgada morreu, na madrugada deste sábado (24),...

  6. Movimentação no local do acidente; motociclista que morreu não tinha CNH, de acordo com a polícia (Foto: Divulgação)

    Homem sem CNH morre após perder o controle da moto e “voar” 3 metros 1ub2j

    Um homem, de 33 anos, morreu após perder o controle da própria...