Operação conjunta entre MT e SE visa acabar com estelionato virtual 404ro
Com o apoio de 60 policiais civis, a operação iniciou em agosto do ano ado, após um cidadão ter denunciado um golpe virtual que sofreu quando tentou vender o carro na internet. 704r45
Seis pessoas foram presas e mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil, na manhã desta desta quarta-feira (19), em Mato Grosso e Sergipe, por meio da GCCO (Gerência de Combate ao Crime Organizado). O intuito da ‘Operação Siriema’ é desarticular uma organização criminosa envolvida em crimes de estelionato em todo o país.

Contra crimes virtuais 1a2b3l
Com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada para crimes de estelionato virtual, na modalidade golpe da OLX, com vítimas em diversos estados do país, a operação foi deflagrada com base em investigações da Depatri (Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio) de Itabaiana.
Ao todo, 60 policiais civis participam da operação, coordenados por Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, delegado titular da GCCO, e pelo delegado da Depatri, Antônio Gledson da Silva Santos.
Seis mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão domiciliar estavam entre as ordens judiciais cumpridas em Cuiabá e Várzea Grande, expedidas pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Itabaiana, e 4ª Vara Criminal de Aracaju, municípios de Sergipe.
Investigações 6n5a1p
À reportagem, o delegado Antônio Gledson explicou que a operação iniciou em agosto de 2021, após um cidadão itabaianense ter denunciado um golpe virtual que sofreu enquanto tentou vender seu veículo em uma plataforma na internet.
“Um golpista aqui de Mato Grosso intermediou a negociação do veículo com um terceiro interessado, que seria o comprador do carro, e enganando ambos (vendedor e comprador) induziu para que o pagamento fosse feito na conta de uma mulher, titular da conta bancária em um banco virtual e residente de Cuiabá.” explica o delegado.
Além da prisão dos investigados, aparelhos celulares, cartões, documentos e valores em dinheiro, itens que possam auxiliar no andamento das investigações e que comprovem a atuação da organização criminosa, foram aprendidos durante a ação.
“É importante destacar que o crime organizado não possui fronteiras, por isso a importância dessa operação policial integrada entre os Estados” conta o delegado Vitor Hugo.
Leia mais 6p1262
O cumprimento das ordens judiciais conta com apoio das equipes de Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, DERFVA (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos), Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos) e da Diretoria de Inteligência.