Operação combate garimpo ilegal em terra indígena de MT 2i23l
Polícia Federal e Exército Brasileiro deflagaram operações em conjunto para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé 261j1f
A Operação Alfeu VI, deflagrada neste sábado (16), cumpre decisão judicial que determina a desocupação da Terra Indígena Sararé em Mato Grosso, ocupada por garimpeiros, com a apreensão de maquinário e utensílios usados em garimpo ilegal.

O trabalho é realizado em conjunto com o Exército Brasileiro, em continuidade aos trabalhos da Operação Ágata, com a Polícia Federal, Funai (Fundação Nacional do Índio) e Força Nacional na Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Leia mais 6p1262
Inicialmente, as equipes realizam buscas por instrumentos e maquinário utilizados pelos criminosos. Caso sejam encontradas máquinas em boas condições e que possam ser retiradas do meio da mata, serão apreendidas e destinadas às prefeituras dos municípios vizinhos à área degradada.
No segundo momento será realizada a destruição, bem como a inutilização de bens sem valor monetário expressivo ou de difícil remoção que forem encontrados em toda a extensão da Terra Indígena Sararé.
De acordo com a polícia, após o encerramento das atividades em campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores da atividade ilegal.
A Polícia Federal ressaltou que a organização criminosa ao usurpar ouro de origem ilegal, financia diretamente a degradação do meio ambiente, dizimam a população indígena na região e poluem os rios que abastecem os municípios, gerando consequentemente um enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro.