Morador de Várzea Grande suspeito de aplicar golpes em produtores rurais é preso k2w71
As investigações apontaram que o suspeito abordava diretamente os agricultores ou sócios que haviam sido autuados 702l6m
Mandados de prisão, busca e apreensão domiciliar, bloqueio de contas e sequestros de bens contra um morador de Várzea Grande suspeito de aplicar golpes em produtores rurais de Goiás, foram cumpridos nessa terça-feira (20).
O homem de 43 anos se ava por servidor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) de Goiás e fazia contato com produtores rurais daquele estado cobrando taxas e expedindo falsas certidões, “vendendo” a possibilidade de regularização imediata de pendências istrativas.

As investigações apontaram que o suspeito abordava diretamente os agricultores ou sócios que haviam sido autuados pela Semad, explorando a situação de vulnerabilidade istrativa para aplicar os golpes.
A operação, realizada em conjunto com a Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Goiás, apurou fraudes envolvendo a comercialização de certidões falsas de regularização ambiental.
Ele abordava as vítimas por meio de aplicativo de mensagens e, após o pagamento, entregava falsas certidões de débito ambiental negativas, com QR codes que remetiam a certidões legítimas emitidas em nome de outras pessoas.
A análise do perfil do suspeito apontou, ainda, que ele já praticava crimes de estelionato costumeiramente e, até mesmo, já havia sido preso em 2009 por porte de moeda falsa e em 2022 durante a Operação Fraudator, quando foi investigado por estelionato e associação criminosa.