Madeira nobre: Pau-Brasil ilegal é apreendido no interior de MT e um homem é preso j6b1c
Suspeito foi flagrado com caminhão carregado de madeira nobre. Os policiais foi até ponto de extração clandestina e encontraram 600 lascas no local. 1w4e35
Um homem de 38 anos foi preso na noite dessa segunda-feira (28) transportando ilegalmente cerca de 600 lascas de Pau-Brasil, madeira nativa protegida por lei, em Confresa, a 1.160 km de Cuiabá. (veja o vídeo no final da matéria)

A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) da cidade, e resultou também na descoberta de uma área utilizada para extração clandestina.
O flagrante aconteceu por volta das 21h, na estrada que liga a zona rural de Confresa à Aldeia Urubu Branco.
Durante uma abordagem a um caminhão, os policiais encontraram centenas de lascas da madeira nobre na carroceria.
O motorista, que não teve a identidade revelada, confessou que havia coletado o material em uma propriedade rural local e que o destino seria o município de Santa Terezinha, a 1.329 km de Cuiabá.

Na manhã de terça-feira (29), com base nas informações readas pelo suspeito, os investigadores foram até o local de onde a carga foi retirada.
Lá, encontraram mais 300 lascas cortadas e prontas para o transporte, além de uma motocicleta abandonada e equipamentos como galões de óleo e combustível, usados no processo de corte.
De acordo com o delegado Bruno Gomes, o ponto de extração já era monitorado pela polícia por suspeitas de atividades ilegais. As investigações agora se concentram em identificar outras pessoas envolvidas no esquema.
O Pau-Brasil é uma espécie ameaçada de extinção e sua extração, transporte ou comercialização sem licença pode acarretar penas de prisão e multa.