Investigação sobre menina desaparecida em Diamantino é reaberta 5s65h

Marina Sofia desapareceu no dia no dia 20 de outubro de 2024 e até hoje não há pistas 4e5f4j

A pedido do Ministério Público de Mato Grosso (MPE), a Polícia Civil reabriu a investigação sobre o desaparecimento da menina Marina Sofia Menezes Ventura, de 13 anos, em Diamantino, a 182 km de Cuiabá.

A adolescente desapareceu no dia no dia 20 de outubro de 2024 e até o momento não foi localizada.

marina desaparecida
Marina foi vista pela última vez em 20 de outubro. (Foto: Arquivo Pessoal)

O delegado responsável pelo caso Marcos Bruzzi informou que recebeu, nessa quarta-feira (5), o inquérito de volta e que já deu início às novas diligências solicitadas pelo Ministério Público. No entanto, a investigação segue sob sigilo.

No início da semana, a Justiça determinou a soltura dos dois suspeitos de participarem do desaparecimento de Marina Sofia. A decisão foi dada depois que o Ministério Público entendeu que não há provas concretas para que a denúncia fosse oferecida contra os suspeitos e, então, determinou a devolução do inquérito à polícia.

No entanto, conforme o MP, não foi solicitado o relaxamento das prisões dos investigados, “mas a revogação da prisão preventiva, fundamentada no esgotamento do prazo da investigação e na necessidade de diligências complementares”. Agora, o caso volta a ser investigado pela polícia.

“[…] o Ministério Público analisou detalhadamente os elementos constantes do inquérito policial e verificou que, até o momento, não há provas concretas que permitam o oferecimento da denúncia. Nesse cenário, a manutenção das prisões seria incompatível com o ordenamento jurídico, considerando os prazos legais e a ausência de fundamentos para sua prorrogação”, destacou.

Os suspeitos presos foram identificados como: 

  • João Vitor da Silva de Oliveira, de 20 anos, cunhado de Marina; 
  • João Alexandre Bertolino Inocêncio, homem que foi reconhecido por testemunhas como suspeito de participação no caso
  • Pedro Miguel Rodrigues de Souza (foragido)

Com isso, João Vitor e João Alexandre, que estavam presos preventivamente até então, tiveram suas prisões revogadas e receberão habeas corpus de soltura. Enquanto isso, eles terão que cumprir medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica.

Os três eram suspeitos pelos crimes, em tese, de homicídio qualificado, sequestro e cárcere privado e ocultação de cadáver.

O MP reiterou  que, caso sejam reunidas provas suficientes para comprovar a materialidade do crime e sua autoria, adotará todas as medidas legais cabíveis, incluindo o oferecimento da denúncia e pedido de prisão dos responsáveis. As investigações continuarão até que os fatos sejam esclarecidos e os envolvidos devidamente responsabilizados, nos termos da lei.

“Comprometido com a defesa da sociedade, a garantia dos direitos fundamentais e a promoção da justiça, o Ministério Público reafirma sua atuação técnica, baseada nos princípios da legalidade e do devido processo legal. A instituição mantém-se firme em sua missão de resguardar o interesse público e assegurar a correta aplicação da lei, agindo com seriedade e responsabilidade na busca da verdade e na proteção dos direitos da coletividade”, finalizou. 

O caso 214q29

No dia 20 de outubro de 2024, Adriele Leite Menezes, mãe de Marina Sofia, foi até um estabelecimento comercial próximo de onde moravam, enquanto a adolescente e a irmã mais nova ficaram em casa.

Ela contou que ligou em casa, para que a filha mais nova fosse até ela buscar um frango e quando voltou, minutos depois, a adolescente não estava mais em casa.

Dias seguintes, três homens foram vistos retirando uma pessoa, com características semelhantes às de Marina, do porta-malas de um carro em uma área de mata.

O Corpo de Bombeiros e a polícia estiveram no local e procuraram pela jovem, com a ajuda de um cão farejador, mas nada foi encontrado.

Leia mais 6p1262

  1. Marina Sofia: polícia encerra caso sem encontrar adolescente desaparecida 16542a

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. executados

    Dois são executados a queima-roupa na Moreninha, em Campo Grande 6u6t1k

    Ainda não há confirmação de prisões....

  2. Homem agride mulher em agência bancária e é detido após denúncia de funcionário 644oj

  3. Dourados

    Homem é esfaqueado e morto por mulher em praça de Dourados f3368

    Homem de 37 anos morreu, na noite de sexta-feira (23), após ser...

  4. carro

    Carro derruba árvore e acerta muro de escola na Avenida Afonso Pena 495na

    Motorista que conduzia uma picape subiu na calçada, derrubou uma árvore e...

  5. Terenos

    Carro com três pessoas cai de ponte e motorista morre em Terenos 6w4va

    Homem com a idade não divulgada morreu, na madrugada deste sábado (24),...

  6. Movimentação no local do acidente; motociclista que morreu não tinha CNH, de acordo com a polícia (Foto: Divulgação)

    Homem sem CNH morre após perder o controle da moto e “voar” 3 metros 1ub2j

    Um homem, de 33 anos, morreu após perder o controle da própria...