Fraude em formaturas: empresários que enganaram estudantes são presos 5p676m

Empresários Elisa Severino e Márcio Nascimento, de 51 e 49 anos, se entregaram em delegacias diferentes. 2c3l57

Os empresários Elisa Severino e Márcio Nascimento, de 51 e 49 anos, respectivamente, se entregaram a Polícia Civil e foram presos na manhã desta quarta-feira (21) na Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (Decon).

CASAL FORMATURA
Casal de empresários, Elisa Severino e Márcio Nascimento suspeitos de fraudar eventos de formatura | Foto: TVCA

Márcio se apresentou na delegacia de Cuiabá, já a empresária Elisa Severino se entregou em uma delegacia de Maringá (PR). A Polícia Civil tinha mandados de prisão preventiva contra os empresários. No entanto, eles eram considerados foragidos desde terça-feira (20). 

operacao ilusion
Operação contra fraude em formaturas tem mandados cumpridos no Paraná e na Paraíba. (Foto: PJC/MT)

De acordo com as investigações, a empresa, que encerrou suas atividades em Cuiabá no mês de janeiro deste ano, recebeu valores de centenas de formandos, mas deixou de cumprir os contratos de celebrações de colação de grau e formatura.

As denúncias da Operação Ilusion se referem a eventos contratados em 2024.

Também são cumpridos os mandados de busca e apreensão domiciliar, restrição de oito veículos, suspensão de atividade econômica de empresas e o sequestro e bloqueio de R$ 7 milhões em contas bancárias dos quatro suspeitos e de suas empresas.

Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Maringá (PR) e de João Pessoa (PB), por policiais civis da Delegacia do Consumidor, com o apoio de unidades das polícias civis destes estados.

Os suspeitos são investigados por crime contra o patrimônio, crime contra as relações de consumo e associação criminosa, com penas que podem chegar aos 13 anos de prisão e multa.

operacao ilusion 2
Equipamentos apreendidos nas empresas suspeitas de fraude em formaturas. (Foto: PJC/MT)

Cancelamento de eventos 1ogt

Na manhã de 31 de janeiro, os responsáveis pelas empresas Imagem Eventos e Graduar Decoração e Fotografia divulgaram uma nota informando o fechamento do estabelecimento, surpreendendo funcionários, formandos e seus familiares, que haviam contratado serviços dos investigados e não esperavam o encerramento das atividades sem nenhum aviso prévio.

As investigações conduzidas pela Delegacia do Consumidor apontaram que foram prejudicados aproximadamente mil formandos de mais 40 turmas de diversas universidades e faculdades em Cuiabá, Várzea Grande e cidades do interior de Mato Grosso e Rondônia.

Entre as turmas prejudicadas estão alunos de cursos de medicina, além turmas de ensino médio de escolas públicas e particulares. O prejuízo das vítimas ultraa R$ 7 milhões.

Segundo o delegado da Decon, Rogério Ferreira, nas investigações ficou claro que os empresários sabiam que não conseguiriam cumprir os compromissos firmados e planejaram o fechamento da empresa pelo menos quatro meses antes de efetivamente fecharem as portas. 

“Os investigados fecharam novos contratos, exigindo pagamentos à vista, realizaram promoções, ocultaram mídias digitais de eventos que ainda não haviam sido entregues com o fim de serem comercializados posteriormente, tudo com a finalidade de levantar valores para fechar a empresa e deixar a cidade”, explicou o delegado. 

operacao ilusion 3
Há mandados cumpridos também em uma cidade litorânea da Paraíba. (Foto? PJC/MT)

Operação Ilusion 3w3sx

O nome da operação faz referência à ilusão que os responsáveis pelas empresas de formaturas criaram em centenas de formandos e seus familiares, que sonhavam com os seus eventos de colação de grau e de formatura, mas que foram decepcionados e prejudicados pelo encerramento inesperado das atividades da empresa.

Outro lado 31e

Na época em que os estudantes denunciaram do fechamento, o advogado os empresários se manifestou por meio de nota e informou que a decisão de entrar com pedido de recuperação judicial não foi tomada de forma irresponsável, e que a empresa vinha enfrentando dificuldades financeiras desde a pandemia da Covid-19.

“A IMAGEM EVENTOS enfrenta um cenário financeiro extremamente delicado, decorrente de anos de dificuldades impostas ao setor de eventos, especialmente após a pandemia. Lutamos incansavelmente até o último instante para viabilizar a continuidade das atividades e garantir a realização de todos os eventos contratados, mas, diante dos desafios financeiros enfrentados e do grande número de pedidos de rescisão, não conseguimos seguir adiante“, diz trecho de documento.

Leia mais 6p1262

  1. PRF focou em ações contra eleitores do Nordeste nas eleições de 2022, diz ex-servidor no STF 184s7

  2. Denúncias de fraudes levam governo de MT a proibir novos empréstimos e investigar bancos 6195l

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. Corpo espancado é achado em chácara de Cuiabá 216b2h

    O corpo de um homem, que ainda não teve a identidade revelada,...

  2. Cachorrinha presa em buraco é salva em resgate emocionante 535340

    Uma cachorrinha foi resgatada pelos bombeiros em Ladário, a 407 km de...

  3. Juíza que ou 12 anos afastada deve ser eleita desembargadora do TJMT 2q6m21

    A juíza Juanita Cruz da Silva Clait Duarte deve ser eleita como...

  4. bombeiros Comandante do Batalhão de Emergências Ambientais, tenente-coronel Rafael Marcondes. (Vídeo: Frank Eduardo/ TVCA)

    Fim das chuvas: bombeiros montam força-tarefa para combater fogo na seca 3z355w

    Com a seca se aproximando, Mato Grosso inicia plano de combate a...

  5. Técnico de som morre em acidente no dia do aniversário na MT-208 2c2j49

    Um jovem de 21 anos, identificado como Rafael Dellani, morreu em um...

  6. Polícia Federal mira uso de diplomas falsos na área de enfermagem em MS 5g4r17

    A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (22) a Operação Panaceia,...