França pretende erguer prisão para criminosos perigosos na Amazônia 5wj68

Projeto inclui ala para radicais islâmicos e traficantes; políticos da Guiana criticam falta de diálogo e veem medida como herança colonial 1dp4k

O governo francês anunciou a construção de uma prisão de segurança máxima na Guiana sa, território ultramarino localizado na América do Sul. A unidade será erguida em Saint-Laurent-du-Maroni, município cercado pela selva amazônica e próximo à fronteira com o Brasil e o Suriname. O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça, Gérald Darmanin, e publicado no domingo pelo jornal francês Le Journal du Dimanche.

projeto do complexo que sera construido pelo ministerio da justica s na guiana sa
Imagem do projeto do governo francês/ Foto: Handout / MINISTERE DE LA JUSTICE / AFP

A estrutura de segurança máxima fará parte de um complexo prisional com capacidade para 500 detentos e orçamento estimado em 450 milhões de dólares (cerca de R$ 2,5 bilhões). Prevista para ser inaugurada em 2028, a nova unidade contará com 60 vagas destinadas a presos de alta periculosidade, incluindo traficantes e condenados por radicalismo islâmico. O Ministério da Justiça da França informou que 15 dessas vagas serão reservadas especificamente para este último grupo.

O governo francês justifica a localização remota como uma estratégia para isolar líderes de organizações criminosas e dificultar sua comunicação com redes de tráfico de drogas em atividade na França continental.

Prisão será construída em área de colônia penal histórica 2y5l2n

Saint-Laurent-du-Maroni foi sede de uma das colônias penais mais conhecidas da França entre os séculos XIX e XX. O campo penal instalado na região ficou marcado pelo envio de prisioneiros políticos e criminosos comuns para áreas de isolamento, como a Ilha do Diabo. A história inspirou o livro Papillon, posteriormente adaptado para o cinema.

Hoje, o município segue como ponto estratégico, sobretudo pelo alto índice de criminalidade e sua posição na rota internacional de tráfico de drogas. Em 2023, a Guiana sa registrou uma taxa de 20,6 homicídios por 100 mil habitantes — quase 14 vezes maior que a média da França. Parte significativa das apreensões de cocaína acontece com ageiros tentando embarcar com droga no corpo em voos com destino ao aeroporto de Orly, em Paris.

Projeto gera críticas e indignação na Guiana s1e3n

O anúncio gerou forte reação de autoridades e parlamentares locais, que alegam não terem sido consultados sobre a mudança no projeto. O plano inicial, firmado em 2017, previa uma nova prisão com o objetivo de reduzir a superlotação carcerária da região, sem previsão de abrigar presos transferidos da França continental.

A Coletividade Territorial da Guiana sa, que reúne os representantes políticos da região, divulgou nota de repúdio ao projeto. Os parlamentares locais consideram a decisão desrespeitosa e afirmam que o território não pode ser transformado em depósito de criminosos e radicalizados enviados da Europa. Para eles, a proposta representa um descomo com os pedidos feitos por medidas de segurança pública voltadas à realidade local.

O deputado franco-guianense Jean-Victor Castor também se posicionou contra a decisão, classificando a medida como um ato de imposição política e um reflexo de práticas coloniais. Ele pediu a retirada imediata do projeto e exigiu que o governo central abra diálogo com os representantes da Guiana sa.

Leia mais 6p1262

  1. Cáceres deverá ganhar free shop ainda este ano; Governo de MT autoriza e projeto vai à AL 6h6g5c

  2. Com uso de laranjas e empresas falsas, grupo lavava dinheiro do tráfico em MT 512h5j

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. Júri

    Motorista que atropelou e arrastou mulher por 1 km enfrenta Júri 6ch11

    O motorista que atropelou um casal em moto e arrastou a garupa...

  2. 2 homens morrem e criança sobrevive após carro cair de ponte em Denise 2u5r5g

    Um acidente registrado na manhã desta quinta-feira (22), na rodovia MT-241, em...

  3. Golpe movimenta R$ 2 milhões com anúncios clonados de venda de carros 44436v

    O esquema de “falso intermediário” chamou a atenção da polícia pela sofisticação...

  4. 5 trabalhadores são resgatados em condições degradantes em Chapada dos Guimarães 6f43q

  5. Aeroporto de Sinop (Foto: reprodução)

    Avião tem pane e pista do aeroporto de Sinop é interditada 1ra3k

    Uma aeronave executiva de pequeno porte provocou a interdição temporária da pista...

  6. Corpo espancado é achado em chácara de Cuiabá 216b2h

    O corpo de um homem, que ainda não teve a identidade revelada,...