Investigação sobre "farra” em presídio da fronteira inclui servidora refém durante fuga 3e6s55

As investigações que apuram a “farra” com bebidas alcoólicas e até carne dentro do presídio Ricardo Brandão, em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, incluem a servidora feita refém durante a fuga de dois detentos, em fevereiro do ano ado. O ex-diretor da unidade de segurança, Carlos Eduardo Lhopi, também é investigado e, inclusive, […] 18h7

As investigações que apuram a “farra” com bebidas alcoólicas e até carne dentro do presídio Ricardo Brandão, em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai, incluem a servidora feita refém durante a fuga de dois detentos, em fevereiro do ano ado. O ex-diretor da unidade de segurança, Carlos Eduardo Lhopi, também é investigado e, inclusive, está entre os presos na Operação La Catedral, deflagrada na quinta-feira (6).

Servidora feita refém por presos que fugiram é investigada por "farra" em presídio (Foto: Reprodução)
Servidora feita refém por presos que fugiram é investigada por “farra” em presídio (Foto: Reprodução)

Segundo apurado pela equipe do Primeira Página, “lapsos” no comportamento da agente rendida pelos presos levantaram suspeitas da polícia.  

No dia da fuga, imagens de câmeras de segurança da unidade registraram o momento em um dos detentos se aproxima tranquilamente da servidora. Eles chegam a conversar e logo um segundo preso chega à recepção.  

Neste momento, os fugitivos rendem a servidora e conseguem sair pela porta da frente. Uma caminhonete aguardava os detentos do lado de fora. (Assista ao vídeo abaixo).

Ex-diretor na “farra”  323k36

Afastado da direção do presídio, no ano ado, após pelo menos duas situações em que detentos fugiram da unidade de segurança, Carlos Eduardo Lhopi está entre os presos durante a operação deflagrada pelo Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado). 

Ele e policiais penais são investigados por pelo menos 19 crimes, como corrupção iva e favorecimento para entrada de celulares, bebidas e outros produtos. Regalias para detentos, como celas com móveis planejados, drogas e até comercialização de carnes dentro do presídio são investigadas.

LEIA TAMBÉM

Internos e policiais penais foram ouvidos, inclusive na presença de corregedores, que reforçaram os indícios de envolvimento de servidores públicos. Até o momento, os presos flagrados deixando o local pela porta da frente não foram localizados.  

A operação  52624r

A Operação foi denominada como La Catedral em referência à Penitenciária “construída” na Colômbia pelo narcotraficante internacional Pablo Escobar que era cheia de luxos e mordomias. 

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. Júri

    Motorista que atropelou e arrastou mulher por 1 km enfrenta Júri 6ch11

    O motorista que atropelou um casal em moto e arrastou a garupa...

  2. 2 homens morrem e criança sobrevive após carro cair de ponte em Denise 2u5r5g

    Um acidente registrado na manhã desta quinta-feira (22), na rodovia MT-241, em...

  3. Golpe movimenta R$ 2 milhões com anúncios clonados de venda de carros 44436v

    O esquema de “falso intermediário” chamou a atenção da polícia pela sofisticação...

  4. 5 trabalhadores são resgatados em condições degradantes em Chapada dos Guimarães 6f43q

  5. Aeroporto de Sinop (Foto: reprodução)

    Avião tem pane e pista do aeroporto de Sinop é interditada 1ra3k

    Uma aeronave executiva de pequeno porte provocou a interdição temporária da pista...

  6. Corpo espancado é achado em chácara de Cuiabá 216b2h

    O corpo de um homem, que ainda não teve a identidade revelada,...