Em 20 dias, nove são resgatados em situação análoga à escravidão em MT 2943e
Vítimas foram libertadas de propriedades em Vila Bela da Santíssima Trindade e Guiratinga 6l6u6c
Nove trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão no período de 20 dias em Mato Grosso, segundo informações da Superintendência Regional do Trabalho.

No mês ado, sete trabalhadores (seis mulheres e um homem) foram resgatados em uma propriedade rural localizada no município de Vila Bela da Santíssima Trindade, a 520 km de Cuiabá. As vítimas catavam raízes e preparavam o solo para o plantio de soja.
O dono da fazenda foi multado e será obrigado a pagar R$ 130 mil de verbas rescisórias, dano moral individual e dano moral coletivo. A propriedade fica a 130 km do perímetro urbano de Vila Bela.
Já neste mês, duas pessoas foram libertadas em uma fazenda na zona rural de Guiratinga, a 334 km de Cuiabá, onde viviam em condições análogas à escravidão.
Leia mais 6p1262
A ação foi motivada após denúncia anônima. Os operários trabalhavam na construção de uma ponte sobre o Rio Prata, na divisa entre os municípios de Pedra Preta e Guiratinga.
As vítimas estavam num barraco de lona, com banheiro improvisado e sem cobertura. Eles não tinham água potável e se alimentavam a céu aberto. Não possuíam registro em carteira e estavam sem receber remuneração.
O dono do imóvel já havia sido autuado anteriormente pelo mesmo motivo em 2016.
Além da Superintendência Regional do Trabalho, as ações de resgate em Mato grosso também contaram com a participação da Polícia Federal e do Ministério Público do Trabalho.
De acordo com o Código Penal, pessoas responsáveis pelo recrutamento de trabalhadores e os patrões que mantiverem funcionários em condições precárias podem pegar pena de até 10 anos de reclusão.