Dos EUA, aviões imensos desembarcam em Bonito para treinamento 4c7330
O exercício conjunto é focado em treinar as capacidades das Forças Armadas operando em um cenário de guerra 672ko
Um treinamento de guerra realizado pela FAB (Força Aérea Brasileira) contará com grandes aviões da Guarda Aérea Americana, a partir desta segunda-feira (21), pousando e decolando no aeroporto de Bonito, a 283 km de Campo Grande. A ação não vai prejudicar os voos comerciais.

Conforme a FAB, a escolha do aeroporto foi por conta da infraestrutura de padrões mundiais, que atende rigorosamente aos requisitos militares.
Segundo a Seilog (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística), nos últimos anos, o aeródromo foi modernizado, permitindo a operação de aeronaves pesadas de carga e de alto desempenho, como caças.
As atividades com helicópteros e aviões serão realizadas em dois blocos diários, sempre das 10h às 16h e das 18h às 00h, entre os dias 21 a 23 de agosto, podendo se estender até o dia 1º de setembro.

Leia mais 6p1262
Exercício Conjunto Tápio 2023 471m54
As atividades fazem parte do EXCON Tápio 2023 (Exercício Conjunto) considerado o maior treinamento de guerra da América Latina.
O treinamento começou no dia 14 de agosto e segue até 1º de setembro, tendo a BACG (Base Aérea de Campo Grande) como ponto principal.
O exercício conjunto é focado em treinar as capacidades das forças militares para operar em um possível cenário de guerra no país.
Neste ano, cerca de 700 militares da FAB, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e países parceiros estão envolvidos nas atividades. Além dos Estados Unidos, a Alemanha tem representantes na operação.
Durante o treinamento, serão empregadas em torno de 30 aeronaves, incluindo caças A-29 Super Tucano e A1-M, helicópteros H-60 Black Hawk e H-36 Caracal e os vetores E-99 e R-99.