Detentos de MT brilham no Enem e concorrem em medicina, psicologia e demais cursos 2w6yj

As maiores notas foram conquistadas por reeducandos da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis, que obtiveram 920, 880 e 820 pontos na redação. 4g5a13

Quatro detentos mato-grossenses que cumprem pena em unidades prisionais do estado demonstraram que a educação é a chave para a reinserção social. Com notas acima da média no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL) 2024, eles sonham em ingressar em cursos de Medicina, Psicologia, Enfermagem e Jornalismo.

IMG 20250119 WA0015

As maiores notas foram conquistadas por reeducandos da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa, em Rondonópolis, que obtiveram 920, 880 e 820 pontos na redação. O quarto melhor desempenho, com 760 pontos, foi de um detento do Centro de Detenção Provisória de Tangará da Serra.

Em uma carta conjunta, os três primeiros colocados destacaram a importância da educação para a reconstrução de suas vidas e para a sociedade.

“Através de uma graduação poderemos abrir novas portas para atividades profissionais, para nos capacitarmos e retomarmos o convívio social com dignidade. Assim teremos a oportunidade de reescrever nossas histórias de vida, recomeçar e, quem sabe, retribuir para a sociedade com o que nossas experiências difíceis e complexas nos ensinaram”, afirmaram.

Atualmente, 94 detentos mato-grossenses estão cursando o ensino superior, mas esse número tende a aumentar com a aprovação dos novos candidatos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Em 2024, 2.912 detentos de Mato Grosso se inscreveram para realizar o Enem PPL, mas somente 2.500 realizaram a prova. Qualquer reeducando que tenha o ensino médio completo pode se inscrever e as provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é que a aplicação das provas ocorre dentro das unidades prisionais e socioeducativas.

Com a abertura das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os reeducandos que tiraram boas notas estão sendo inscritos para disputar vagas nas universidades.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. Crianças desaparecidas são encontradas dormindo na laje de prédio em Rondonópolis j4f6c

    Três crianças que estavam desaparecidas há três dias foram encontradas pela Polícia...

  2. Evelyn Poliana de Oliveira trabalhava como secretária comissionada na Escola Municipal Antônio Salústio. (Foto: Reprodução)

    Faca quebrada evitou morte de mulher atacada por ex-secretária de escola em Várzea Grande 86k5i

    A Polícia Civil confirmou nesta sexta-feira (23) que a faca usada por...

  3. Suspeitos de tráfico morrem em confronto com a polícia e arsenal é apreendido em MT v5g3u

    Dois homens suspeitos de tráfico de drogas e associação criminosa morreram após...

  4. prefeito

    Acidente envolvendo prefeito de Laguna Carapã termina em morte 5z2a1l

    O acidente ocorreu na estrada vicinal LC-240, sentido à região do o...

  5. Indígenas

    Esquema entre produtores e indígenas acaba em multa de R$ 450 mil em MS 532n64

    Operação do Ibama, Funai e Iagro terminou em multa de quase meio...

  6. Evelyn Poliana de Oliveira trabalhava como secretária comissionada na Escola Municipal Antônio Salústio. (Foto: Reprodução)

    Ex-secretária de escola e PM são presos por atacar mulher em Várzea Grande 3k66o

    A ex-secretária de escola, Evelyn Poliana de Oliveira, de 24 anos, e...