CRM veta sala de perícia na Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande 1m17c

Provocado por médicos legistas, CRM emitiu parecer vetando o atendimento pelos profissionais em ambiente policial 1l3k5g

No dia 31 de marçode 2023, foi inaugurada na Casa da Mulher Brasileira em Campo Grande uma sala do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), específica para fazer exames de corpo de delito. Com direito à presença da ministra das Mulheres, Cida Goçalves, e uma comitiva de autoridades, a medida foi anunciada como forma de melhorar o atendimento às vítimas de violência que procuram o local e antes tinham de cruzar a cidade para ser examinadas, muitas vezes desistindo.

pericia
Sala da perícia está vazia na Casa da Mulher Brasileira. (Foto: Osvaldo Nóbrega)

Pois a iniciativa, se depender de documento do CRM (Conselho Regional de Medicina), enviado na semana ada ao órgão, não vai continuar. A sala, inclusive, já está vazia.

Provocado por médicos legistas, segundo apurou o Primeira Página, o CRM emitiu parecer na semana ada informando à direção da Casa da Mulher Brasileira sobre o impedimento de se fazer esse tipo de exame em ambiente policial. Ou seja: os legistas não podem atender no mesmo prédio da delegacia.

Para a alegação, foi resgatada uma resolução de 2022 do CFM (Conselho Federal de Medicina); confira o conteúdo abaixo:

“Art.1º – É vedada ao médico realizar exames médico-periciais de corpo de delito em seres
humanos no interior dos prédios e ou dependências de delegacias, seccionais ou sucursais de
Polícia, unidades militares, casas de detenção e presídios”.

Trecho da resolução 1635/2002 do CFM

“Estas determinações do Conselho Federal de Medicina existem há mais de 20 anos e foram construídas no sentido de proteger o médico legista de qualquer tipo de constrangimento, o qual possa interferir em uma avaliação técnica. Desta forma compreende-se que as atividades legistas aplicadas por um profissional médico devem ser feitas fora de um ambiente de delegacia ou similar”, declarou em nota o presidente da entidade, José Jailson de Araújo Lima.

Além disso, um dos argumentos, conforme o levantamento jornalístico, seria a inadequação sanitária do espaço, e também a preocupação com a independência dos procedimentos médicos legistas.
A dificuldade de manter escala para atendimento em mais de um lugar é outro motivo para a discordância dos legistas em atuar em espaços além do próprio Imol.

Por enquanto, a medida afeta os trabalhos da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), mas seguindo a mesma lógica, também deve atingir o plantão DEPCA (Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente, instalado na Cepol, como reflexo das providências adotadas depois da morte da menina Sophia, em janeiro.

Leia mais 6p1262

  1. Imol da Casa da Mulher não funciona aos fins de semana 4j5t56

  2. Central de polícia no Tiradentes a a atender casos envolvendo crianças h2n4r


“A Coordenadoria Geral de Perícia, a quem o Imol está istrativamente subordinado iniciará um diálogo com o CRM para tratar deste assunto. Por força do parecer do CRM o atendimento do Imol na CMB está prejudicado”, confirmou à reportagem subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, integrante do conselho gestor do órgão, Carla Stephanini.

Carla Stephanini



De acordo com ela, o colegiado gestor da Casa defende a permanência da sala do Imol no mesmo prédio da Deam, alegando que “está devidamente adequada para funcionamento”. Stephanini cita como exemplo a distância de 70 metros entre a sala da perícia a delegacia propriamente dita.

Além disso, comenta que a Casa da Mulher Brasileira é um espaço agregador de serviços e não apenas uma unidade policial.

Inauguração 4q23q

A abertura da sala foi durante visita da ministra Cida Gonçalves a Campo Grande, no dia de março. Na data, uma comitiva se reuniu na Casa da Mulher Brasileira para cortar a fita marcando a abertura do atendimento do Imol no lugar, como você pode ver na imagem abaixo.

imol
Grupo de autoridades na hora do corte da fita que marcou inauguração da sala do Imol na Casa da Mulher Brasileira. (Foto: Divulgação)

Procurado, o CRM ainda não se manifestou. Quando isso ocorrer, esse conteúdo será atualizado.

A Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) emitiu nota lamentando a decisão do conselho de Medicina e confirmando que o entendimento impossibilita o funcionamento dos postos instalados na Cepol e ainda no Fórum de Campo Grande, para atender presos em audiência de custódia.

Veja a íntegra: 40293a

“Com relação ao Parecer 13/2023 emitido pelo Conselho Regional de Medicina – Estado de Mato Grosso do Sul, aprovado em sessão plenária do dia 19 de maio de 2023, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública esclarece que o posto de atendimento do Instituo de Medicina e Odontologia Legal instalado na Casa da Mulher Brasileira e no CEPOL em Campo Grande foi medida para aperfeiçoar o atendimento às mulheres e crianças vítimas de violência, humanizando-o e possibilitando que as investigações policiais levem de fato à condenação dos autores desses terríveis crimes.

Ainda como medida para gerar economia, segurança aos profissionais de segurança pública, inclusive aos peritos médicos-legistas, e agilidade processual a exemplo da Casa da Mulher Brasileira e do Cepol, foi instalado no edifício do Fórum em Campo Grande um posto do IML onde são realizados exames em pessoas presas após a audiências de custódias.

A SEJUSP lamenta o parecer do CRM que inviabiliza, de momento, os atendimentos dos peritos médicos-legistas nos locais de registro de ocorrências policiais, mesmo não se tratando de típicas delegacias de polícia, já encaminhou consulta à PGE sobre a legalidade da premissa legal apresentada pelo CRM e tem buscado chamar os órgãos envolvidos em uma solução de consenso, inclusive com disposição de proceder as adequações necessárias, de forma que o cidadão seja a prioridade.”

Nota da Sejusp

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. Viviam em ônibus: 10 trabalhadores de MT são resgatados em situação análoga à escravidão 111v3p

    Dez trabalhadores da construção civil foram resgatados pela Polícia Civil e pelo...

  2. Operação contra crimes cibernéticos apreende 7 adolescentes em 11 estados 4b395t

    Uma operação nacional coordenada entre a Polícia Civil de Mato Grosso e...

  3. Avião declara emergência antes de pouso em Cuiabá 5nh5p

  4. Adolescente de MT alvo de operação transmitiu morte de gato ao vivo para 400 pessoas 1g12q

    As investigações da Polícia Civil revelaram que o adolescente de 15 anos,...

  5. esposa e bebê

    Frio, feminicida planejava esganar e queimar esposa e bebê há 2 meses 4y4k25

    João Augusto Borges de Almeida, de 21 anos, revelou os detalhes...

  6. Empresário que destruiu deck de restaurante em Cuiabá diz que atropelou tia por acidente 5f5qw

    O empresário José Clóvis Pezzin de Almeida, de 33 anos, se apresentou...