Capivara Criminal 232h40

Como será o amanhã na segurança pública? r5s1z

Mendes e Riedel têm na segurança uma das áreas mais desafiadoras, que é a da segurança pública. Nessa seara, residem muitos dos problemas compartilhados pelas terras que já foram uma só 2m572l

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as bases de atuação do Primeira Página, começam nova gestão estadual neste domingo, 1º de janeiro. Nos dois estados, a opção do eleitorado foi pela continuidade: Mauro Mendes (União Brasil/MT) vai para o segundo mandato, conquistado ainda em primeiro turno, e Eduardo Riedel (PSDB/MS) sucede ao tucano Reinaldo Azambuja, responsável por levá-lo para o Executivo, como secretário de Governo, oito anos atrás.

Em Rondonópolis, mulher é agredida e feita de refém por bandidos
Giroflex de viatura policial (Foto: Arquivo/PP)

Mendes e Riedel têm na segurança uma das áreas mais desafiadoras, que é a da segurança pública. Nessa seara, residem muitos dos problemas compartilhados pelas terras que já foram uma só.

Corredores do tráfico internacional de drogas – notadamente a maconha em MS e a cocaína no MT – são palco de crimes transnacionais e da disputa sangrenta pelo mercado do narcotráfico, pelo comércio ilegal de armas, e o contrabando. Facções vindas dos grandes centros, São Paulo e Rio de Janeiro, dominam essa guerra clandestina, mas travada a olhos vistos, nos últimos anos.

Como reflexo dessa criminalidade, nos dois estados atuam verdadeiros escritórios da morte por encomenda. Execuções com armas pesadas são comuns, no meio da rua, dentro de casa, nas cidades fronteiriças, em cidades de maior porte, e nas capitais Campo Grande e Cuiabá.

É necessário pontuar também a violência de gênero e os crimes contra crianças e adolescentes, que tem índices ainda muito altos entre sul-mato-grossenses e mato-grossenses. É uma mancha na convivência social.

A violência é realidade cotidiana também nas comunidades indígenas, seja envolvendo a disputa por terras, seja calibrada pelo uso de substâncias ilícitas e pelas consequências da pobreza extrema.

Por último, e não menos grave, há os crimes ambientais. Mato Grosso tem Pantanal e Amazônia. Mato Grosso do Sul, a maior parte do Pantanal e ainda um trecho de Mata Atlântica.

Tem muita coisa para os novos governadores se preocuparem quanto à da proteção à sociedade e da natureza. Por isso mesmo, importa muito quem eles escolheram para tomar conta das secretarias de segurança.

De início, Eduardo Riedel e Mauro Mendes anunciaram continuidade dos titulares, o delegado de Polícia Civil Antônio Carlos Videira em MS, e no MT o advogado Alexandre Bustamante, dono de longa carreira na Polícia Federal. Há entre ambos a coincidência de estar nos cargos o mandato quase inteiro.

Mudança surpresa 5c521g

Às vésperas da posse, porém, o governador mato-grossense mudou de ideia, provocando surpresa. Bustamante teve a saída anunciada, na semana ada. Na sequência, foi divulgado que o coronel PM César Augusto de Camargo Roverio será o titular da Sesp (Secretaria de Estado de Segurança Pública).

Os desafios j6d1o

Antes da troca de nome ser anunciada, a Capivara Criminal indagou os atuais secretários, que até então continuariam na função, sobre o maior desafio a partir de hoje e os avanços na visão deles. Bustamante citou a melhoria na infraestrutura das forças de segurança, incluindo a ampliação do efetivo, cobrança antiga.

“Nós temos a modernização do sistema prisional, a aquisição de armas, pistolas e armas longas, a aquisição das câmeras que estão começando a instalar, o avanço do sistema de radiocomunicação, a modernização do sistema de viaturas”, elencou ao falar dos alcançados em seu período no cargo.

“Nós temos que melhorar muito a nossa infraestrutura ainda. Durante muito tempo a segurança pública ficou sem investimento, nas unidades, coisa que o governador Mauro Mendes tem enfrentado como muita força, e além da nomeação das pessoas aprovadas em concurso. São duas metas que nós temos para essa próxima gestão do governador Mauro Mendes. Vamos ver como é que ele vai lidar com essa necessidades da segurança pública.  É um estado que cresce muito e o último concurso foi em 2014″, descreveu o agora ex-secretário.

A seleção foi feita neste ano, e prevê nomeação de 1,2 mil agentes de segurança pública, para combater o déficit nas forças policiais mato-grossenses. A tarefa de colocar essa meta em prática vai ficar com o coronel Roveri. A coluna tentou falar com ele, depois do anúncio de seu nome, sem êxito.

Secretário Videira
Secretário de Justiça e Segurança Pública de MS, Antônio Carlos Videira. (Foto: Divulgação)

Em Mato Grosso do Sul, a pasta da Justiça e Segurança Pública segue com o delegado Antônio Carlos Videira. Confira abaixo a minientrevista dada por ele à Capivara Criminal.

Quais os avanços de sua gestão? 6g5a41

Muitos foram os desafios, porém a reestruturação das instituições que integram a pasta, assim como as carreiras podemos classificar como um dos mais importantes deles. Além disso, implementar um política de segurança pública fornecendo equipamentos de ponta em todas as áreas e na busca constante da excelência nos resultados para população.

Antônio Carlos Videira

Onde é preciso avançar ? 2yk31

“Há espaço para melhorar em todas as áreas, mas principalmente no sistema penitenciário, já que todo bom resultado dos investimentos na segurança pública tem reflexo direto no sistema penitenciário: ampliação de vagas nos presídios e aumentar os número de presos trabalhando e estudando, promovendo ressocialização plena, com valorização profissional dos policiais penais, capacitando-os ainda mais para assunção total da gestão do sistema penitenciário sem a necessidade de policiais militares atuando nas unidades penais, é uma das prioridades principais”

Antônio Carlos Videira

Leia mais 6p1262

  1. Jesus é amor, e também justiça 4sx73

  2. Quanto vale o mercado da droga ? Livro que estudou 4 estados diz porque é importante saber 396bg

  3. Nos 20 anos da Arca de Noé, denúncia contra Arcanjo é ressuscitada 3cp2l

  4. Bilhete para Nova Iorque é último rastro de Flavinho, réu por chefiar milícia armada 1q244s

  5. “Escola Base”, o jornalismo e o propósito da Capivara Criminal 6x294k

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Capivara Criminal, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. Evelyn Poliana de Oliveira trabalhava como secretária comissionada na Escola Municipal Antônio Salústio. (Foto: Reprodução)

    Faca quebrada evitou morte de mulher atacada por ex-secretária de escola em Várzea Grande 86k5i

    A Polícia Civil confirmou nesta sexta-feira (23) que a faca usada por...

  2. Suspeitos de tráfico morrem em confronto com a polícia e arsenal é apreendido em MT v5g3u

    Dois homens suspeitos de tráfico de drogas e associação criminosa morreram após...

  3. prefeito

    Acidente envolvendo prefeito de Laguna Carapã termina em morte 5z2a1l

    O acidente ocorreu na estrada vicinal LC-240, sentido à região do o...

  4. Indígenas

    Esquema entre produtores e indígenas acaba em multa de R$ 450 mil em MS 532n64

    Operação do Ibama, Funai e Iagro terminou em multa de quase meio...

  5. Evelyn Poliana de Oliveira trabalhava como secretária comissionada na Escola Municipal Antônio Salústio. (Foto: Reprodução)

    Ex-secretária de escola e PM são presos por atacar mulher em Várzea Grande 3k66o

    A ex-secretária de escola, Evelyn Poliana de Oliveira, de 24 anos, e...

  6. Suspeito de tráfico morre e outros 3 são presos durante operação em Sinop 72l4x

    Três suspeitos de tráfico de drogas foram presos e um morreu em confronto...