Com risco de desabamento, Igrejinha da Tia Eva tem interdição reforçada 3s365t

Defesa Civil esteve, nesta terça-feira (4), no local para realizar novo laudo sobre a situação da estrutura da edificação 6w6a4y

A equipe da Defesa Civil Municipal esteve na Igrejinha da Tia Eva, em Campo Grande, para realizar um novo laudo de interdição da estrutura nesta terça-feira (4). O local está em risco iminente de desabamento. Fitas foram colocadas ao redor do prédio histórico para impedir a agem de pessoas.

Conforme apurado pelo Primeira Página, parte do telhado está prestes a cair, impedindo a abertura da porta de entrada. A informação foi confirmada pelo presidente da comunidade, Ronaldo Jefferson da Silva.

À reportagem, o representante relatou que o local já havia sido interditado pela Defesa Civil Estadual em maio do ano ado, mas que na visita mais recente, foi colocada uma faixa zebrada para evitar a agem de pessoas em frente à edificação.

Nos nove meses que se aram desde a primeira interdição, o telhado cedeu parcialmente, impedindo a abertura da porta de entrada. Com a nova visita, um laudo atualizado será formulado pela Defesa Civil, que deverá encaminhar o pedido à prefeitura de Campo Grande, quanto às novas tratativas e possíveis reformas.

Leia mais 6p1262

  1. Interdição de igreja da comunidade Tia Eva priva visitantes da história 2h2c25

  2. Igreja histórica da comunidade Tia Eva é interditada em Campo Grande 181h73

  3. Véspera de Dia das Mães: saiba onde se divertir 34a6p

Em nota, a prefeitura da capital sul-mato-grossense informou que houve um acordo com o Ministério Público, por meio da Secult (Secretaria-Executiva de Cultura e Turismo), a qual está responsável pelo projeto executivo de restauro do local e que já está concluído.

“ […] Já sendo entregue à Fundação de Cultura do Estado de MS [o projeto], que conforme estabelecido será responsável pela execução da obra.A Prefeitura reitera seu compromisso com a preservação do patrimônio histórico e reconhece a importância histórica e cultural da Igreja São Benedito para a nossa cidade”, explicou a nota.

Já a Fundação de Cultura informou que estão sendo finalizados os trâmites necessários para que o processo licitatório sobre a obra seja aberto.

“O compromisso com a preservação deste patrimônio histórico e cultural segue como prioridade, e todas as etapas estão sendo conduzidas conforme os procedimentos legais. A previsão é de que a licitação seja realizada ainda em 2025, garantindo que a igreja receba as melhorias necessárias para a valorização de sua história e relevância para a comunidade”, afirmou a nota.

Em janeiro deste ano, o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), através da 3ª Câmara Cível, determinou a realização de reparos emergenciais. À época, foram dados 120 dias de prazo para os reparos urgentes.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Comentários (1) 1j10k

  • Luzia

    Igreja tão lindo e histórica

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. Crianças desaparecidas são encontradas dormindo na laje de prédio em Rondonópolis j4f6c

    Três crianças que estavam desaparecidas há três dias foram encontradas pela Polícia...

  2. Evelyn Poliana de Oliveira trabalhava como secretária comissionada na Escola Municipal Antônio Salústio. (Foto: Reprodução)

    Faca quebrada evitou morte de mulher atacada por ex-secretária de escola em Várzea Grande 86k5i

    A Polícia Civil confirmou nesta sexta-feira (23) que a faca usada por...

  3. Suspeitos de tráfico morrem em confronto com a polícia e arsenal é apreendido em MT v5g3u

    Dois homens suspeitos de tráfico de drogas e associação criminosa morreram após...

  4. prefeito

    Acidente envolvendo prefeito de Laguna Carapã termina em morte 5z2a1l

    O acidente ocorreu na estrada vicinal LC-240, sentido à região do o...

  5. Indígenas

    Esquema entre produtores e indígenas acaba em multa de R$ 450 mil em MS 532n64

    Operação do Ibama, Funai e Iagro terminou em multa de quase meio...

  6. Evelyn Poliana de Oliveira trabalhava como secretária comissionada na Escola Municipal Antônio Salústio. (Foto: Reprodução)

    Ex-secretária de escola e PM são presos por atacar mulher em Várzea Grande 3k66o

    A ex-secretária de escola, Evelyn Poliana de Oliveira, de 24 anos, e...