Avião com meia tonelada de cocaína é interceptado pela FAB 2r292r
Aeronave foi interceptada no espaço aéreo de MS e fez pouso forçado em SP 1s4k41
Uma aeronave de pequeno porte carregada com meia tonelada de pasta base de cocaína foi interceptada pela FAB (Força Aérea Brasileira), na tarde deste domingo (3), em Mato Grosso do Sul. Depois da interceptação e da execução do tiro de detenção, o avião fez pouso forçado no interior de São Paulo.

Segundo a FAB, a aeronave entrou, sem autorização, no espaço aéreo sul-mato-grossense pela fronteira e foi identificada pelos radares do Comando de Operações Aeroespaciais. Na sequência, duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano foram empregadas para fazer a interceptação. Os militares tentaram contato com o piloto, que não respondeu ao chamado. Nesse momento, o avião foi classificado como suspeito.
Leia mais 6p1262
-
FAB usa 2 caças para interceptar avião com quase meia tonelada de cocaína em MS 4oe4r
-
Avião com quase meia tonelada de cocaína é interceptado pela FAB e apreendido em Campo Grande 6w3g5e
-
Avião de Neymar faz pouso não programado quando retornava dos EUA 66a5g
-
A serviço do tráfico: avião carregado com drogas e fuzis é apreendido em MS 6r424d
Depois disso, os pilotos da FAB ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico, mas o piloto do avião interceptado não obedeceu.
Foi dado tiro de aviso. Ainda sem retorno, a aeronave foi considerada hostil e, com isso, tiro de detenção foi executado. A aeronave, que não tinha plano de voo, fez pouso forçado entre as cidades de Jales e Pontalinda, interior de São Paulo.

Duas pessoas que estavam no avião fugiram e abandonaram o avião carregado com aproximadamente 500 quilos de pasta base de cocaína.
A PF (Polícia Federal) assumiu as Medidas de Controle de Solo. A interceptação faz parte da Operação Ostium, para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e a PF.
