Autor da facada em Bolsonaro será transferido de Campo Grande para MG 33162t

Adélio Bispo está encarcerado na Penitenciária Federal de Campo Grande o atentado, ocorrido durante a campanha presidencial de 2018 5m2d52

A pedido da DPU (Defensoria Pública da União) a Justiça Federal determinou que Adélio Bispo, autor da facada no ex-presidente Jair Bolsonaro, seja transferido da Penitenciária Federal de Campo Grande para o estado de origem dele, Minas Gerais.

Design sem nome 2024 02 22T175219.706
Adélio Bispo. (Foto: Polícia Federal/ReproduçãoAntagonista)

A Justiça mineira tem prazo de 60 dias para providenciar o tratamento ambulatorial ou, “excepcionalmente”, a internação de Adélio, estabeleceu a instância federal. O presídio para o qual ele será encaminhado ou a data da transferência ainda não foram divulgados.

Adélio está encarcerado no presídio da capital de Mato Grosso do Sul desde o atentado, ocorrido durante a campanha presidencial de 2018.

Anteriormente a Justiça Federal já havia decidido manter Bispo em Campo Grande, argumentando que ele era de “alta periculosidade”, mesmo após ele ser considerado uma pessoa inimputável por transtorno mental.

Leia mais 6p1262

  1. Autor da facada em Bolsonaro permanecerá no presídio de Campo Grande 6p4o51

  2. Governo federal vai pagar médicos para exames mentais de Adélio, autor de facada em Bolsonaro 6o4q51

  3. Quem são os vizinhos de Ronnie Lessa na prisão em Campo Grande 2h4u34

  4. Autor da facada em Bolsonaro permanecerá no presídio de Campo Grande 6p4o51

Contudo, a DPU argumentou que ele não pode continuar recolhido em um estabelecimento penal, ainda que nele exista estrutura capaz de prestar atendimento médico equivalente a uma UBS (Unidade Básica de Saúde), como é o caso da penitenciária de Campo Grande, tampouco ser enviado para um manicômio judicial.

“Nesse sentido, a DPU destaca que, desde o advento da Lei nº 10.216/2001, conhecida como Lei Antimanicomial, é vedada a internação de pessoas com transtornos mentais em estabelecimento penais ou em instituições com características asilares desprovidas de assistência integral às pessoas nessas condições. A entrada em vigor da Resolução 487/2023 do Conselho Nacional de Justiça, que institui a Política Antimanicomial no seio do Poder Judiciário brasileiro, reforçou essa norma”.

DPU (Defensoria Pública da União).

Conforme a DPU, a determinação judicial já foi encaminhada à CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), na qual tramita um pedido de solicitação de medidas cautelares em desfavor do Estado brasileiro e em benefício de Adélio.

Essa decisão não interfere no seguimento do caso perante o SIDH (Sistema Interamericano de Direitos Humanos), informou a Defensoria.

A DPU presta assistência jurídica a Adélio desde 11 de junho de 2019, através de curatela especial, um instrumento de proteção para aquelas pessoas que não possuem capacidade civil de responder pelos próprios atos.

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. Governo de MT decreta celas individuais para presos em segurança máxima 2o2i51

  2. Delegado alerta: “perigo não está mais nas ruas, mas dentro do quarto e do celular” 4jl2z

    Durante entrevista ao telejornal Bom Dia Mato Grosso, da TV Centro América,...

  3. Polícia investigaesquema de furto e desvio de 100 toneladas de milho. Imagem ilustrativa. (Foto: Reprodução)

    Operação em MT cumpre 7 prisões por desvio de 100 toneladas de milho 1n5l3d

    A Polícia Civil cumpre na manhã desta quarta-feira (28), 37 ordens judiciais...

  4. PF Roo

    Caso Zampieri: espionagem e encomendas de mortes são investigadas pela PF 3t5a1z

  5. esposa e bebê

    Mãe e bebê carbonizadas serão veladas nesta 4ª em MS z1kc

    Vanessa Eugênio Medeiros, 23 anos, e Sophie Eugênio Borges, 10 meses, foram...

  6. DEAM

    Mulher é esfaqueada pelo ex-marido após recusar relação sexual em MS 2s5z4v

    Mulher de 42 anos sofreu tentativa de feminicídio na noite de terça-feira...