Após mortes em ocorrências, PM recebe armamento não letal 4he2o
Entrega ocorreu no mesmo dia em que o comandante-geral da PMMT participou do MT1, da TV Centro América, para falar sobre a morte de duas pessoas desarmadas em ocorrências policiais. 5r5p66
Os 15 Comandos Regionais da Polícia Militar de Mato Grosso começaram a receber armamento não letal. Os materiais serão usados pelas equipes da na Operação Carnaval, que começa nesta sexta-feira (17), pelo Rotam (Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel) e pela Força Tática.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, o arsenal tem como o objetivo diminuir a letalidade em ocorrências onde não há o emprego de arma de fogo pelo infrator.
A entrega, nesta quinta-feira (15), ocorreu no mesmo dia em que Mendes participou do MT1, da TV Centro América, para falar sobre a morte de Diego Kaliniski, de 26 anos, em Vera, a 486 km de Cuiabá, morto com três tiros disparados por policiais militares que tentavam conter uma ocorrência de perturbação ao sossego e sobre a morte de Pablo Ferreira de Carvalho da Silva, de 25 anos, que estava em surto psicótico, quando a família chamou a polícia para contê-lo, mas acabou sendo morto com seis tiros. O comandante informou, ainda, que 800 armas não letais também serão entregues até abril.

Entre as armas não letais já entregues pelo governo, estão 37.950 munições de borracha e 1.750 granadas de gás lacrimogêneo de três tipos. Os equipamentos de menor potencial ofensivo fazem dos R$ 18 milhões aplicados por meio do Programa Mais MT.

(Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT)
Teste dos equipamentos v4b6w
Antes de serem recebidos pelo Estado, os armamentos e demais equipamentos aram por testes de confiabilidade e validação na sede do fabricante e no Batalhão da Rotam, em Cuiabá.
Leia mais 6p1262
Junto aos testes, conforme o comandante da Rotam, tenente-coronel André Wilian Dorileo, os policiais também conheceram e se capacitaram sobre os equipamentos que serão utilizados.

(Foto: Reprodução/ Rotam-PMMT)
Operação Carnaval 5vz6c
A Operação Integrada Carnaval 2023, coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) segue até a próxima terça-feira (21).
A ação foi lançada nessa quinta-feira (16) na Orla do Porto, em frente à Vila Cuiabana, em Cuiabá. Durante os cincos dias de festa carnavalesca, mais de 2,5 mil servidores das forças integradas de segurança estarão nas ruas para garantir segurança aos foliões e à população em geral.