Procurador preso por homicídio em Cuiabá perde cargo de confiança na ALMT 21701w

A decisão de afastamento foi publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (14) 3w6ir

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) publicou no Diário Oficial desta segunda-feira (14) o ato que oficializa a dispensa de Luiz Eduardo de Figueiredo Rocha e Silva da função gratificada de Subprocurador-Geral de Gestão de Pessoas. 

A exoneração ocorre dias após o servidor público confessar o assassinato de Ney Müller Alves Pereira, em Cuiabá. Luiz Eduardo já tinha sido afastado das funções da ALMT na semana ada, agora perdeu o cargo de confiança.

afastamento do procurador
A decisão foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (14).

O crime aconteceu na noite da última quarta-feira (9), nas proximidades da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). 

Luiz Eduardo, que dirigia uma Land Rover, foi identificado como o autor do disparo que matou Ney, um homem em situação de rua, com um tiro na cabeça. A vítima morreu ainda no local. A dispensa do cargo comissionado foi assinada na sexta-feira (11) pelo presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), e publicada oficialmente nesta segunda-feira. 

Procurador
Procurador da Assembleia Legislativa é acusado de matar um morador de rua em Cuiabá depois que teve o carro danificado. (Foto: Reprodução)

Além da exoneração, a Casa instaurou um processo istrativo disciplinar e determinou o afastamento preventivo do servidor por 60 dias, medida que pode ser prorrogada.

A decisão está em vigor desde a última-sexta-feira (11), quando o ato foi assinado pelo presidente da ALMT, Deputado Max Russi (PSB). 

O crime 36r6y

O assassinato de Ney Müller ocorreu nas proximidades da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Segundo testemunhas e imagens de câmeras de segurança, o procurador dirigia uma Land Rover de luxo quando chamou a vítima. Ao se aproximar do carro, Ney foi atingido por um disparo na cabeça e morreu no local.

O autor do crime, Luiz Eduardo, se entregou à polícia horas depois e foi preso. Ele foi submetido a audiência de custódia e teve a prisão convertida em preventiva. A Polícia Civil investiga o caso como homicídio qualificado por motivo fútil.

Luiz Eduardo foi transferido para a Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, onde, segundo informações da Polícia Civil, há estrutura adequada para recebê-lo.

A mãe de Ney, Iracema Alves, afirmou que o filho era diagnosticado com esquizofrenia e contestou a versão apresentada pela defesa do procurador.

iracemaeofilho
Iracema abraçada com o filho morto pelo procurador. (Foto: Arquivo Pessoal)

Servidor público e salário de R$ 44 mil 1y1f70

De acordo com o Portal da Transparência, Luiz Eduardo é procurador efetivo da ALMT desde 2015, com carga horária de 30 horas semanais e salário mensal de R$ 44 mil. Em 2023, ele recebeu o título de cidadão mato-grossense em reconhecimento aos serviços prestados.

O crime chamou atenção não apenas pela violência, mas também pelo perfil do autor: um servidor público sem antecedentes criminais, com estabilidade financeira e reputação profissional reconhecida.

Defesa fala em incidente e nega execução 1t6t2j

A defesa do procurador, representada pelo advogado Rodrigo Pouso, argumenta que o disparo foi acidental. Segundo ele, a vítima teria danificado o carro do procurador em um posto de gasolina momentos antes do crime. Ao reencontrá-la, houve uma reação impulsiva.

O advogado nega que tenha sido uma execução premeditada, alegando que o tiro foi disparado no momento em que a vítima teria se abaixado para atacar o carro. A defesa afirma que o procurador está arrependido e irá colaborar com a Justiça.

Leia mais 6p1262

  1. Morto por procurador em Cuiabá tinha esquizofrenia, diz mãe h5r6b

  2. Vídeo mostra procurador da ALMT matando homem em situação de rua em Cuiabá 3go6k

  3. Procurador da AL é suspeito de matar homem em situação de rua em Cuiabá f4w1u

FALE COM O PP 1318p

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Segurança! 1x3s21

  1. Presídio de Ponta Porã sem portão (Foto: Reprodução/TV Morena)

    Portão de presídio em Ponta Porã cai e deixa policial penas ferido 165a1t

    O portão do presídio masculino de Ponta Porã desabou na manhã desta...

  2. Operação Baal investiga grupo criminoso de roubo na modalidade 'novo cangaço', em São Paulo. (Foto: Polícia Federal)

    Quadrilha contratava garotas de programa como iscas e usava disfarces para caçar vítimas 2y485a

  3. Grupo investigado na morte de Zampieri tinha “tabela de preços” para assassinatos g2r61

  4. Empresário que atropelou mulher e destruiu deck começou confusão na fila do banheiro 6j1i4h

    Imagens de câmeras de segurança do restaurante japonês Haru, na Praça Popular,...

  5. Jornalista preso durante operação sobre morte de Nery é solto após pagar fiança 2k6g2d

    Cláudio Natal - que se apresenta como jornalista e perito - foi...

  6. Governo de MT decreta celas individuais para presos em segurança máxima 2o2i51