5 trabalhadores são resgatados em condições degradantes em Chapada dos Guimarães 6u691a
Eles vieram do Maranhão e da Venezuela para atuar em obras terceirizadas e foram encontrados em alojamento precário 2w6og
Cinco trabalhadores foram resgatados nesta quinta-feira (22) em condições degradantes de trabalho em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. A ação foi realizada pela Polícia Federal, em conjunto com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Mato Grosso, após denúncia que relatava a situação dos empregados.

As vítimas são do Maranhão e da Venezuela e estavam alojadas em instalações precárias mantidas por uma empresa prestadora de serviços terceirizados em obras na região.
Após o resgate, os trabalhadores foram levados para um local adequado de habitação. O caso foi encaminhado ao Ministério do Trabalho, que vai conduzir os procedimentos de regularização e responsabilização dos envolvidos.
O trabalho em condições análogas à escravidão é crime previsto no artigo 149 do Código Penal Brasileiro. A legislação considera como trabalho escravo situações em que há jornada exaustiva, condições degradantes, restrição de liberdade ou servidão por dívida. Além de medidas trabalhistas e indenizatórias, os responsáveis podem ser processados criminalmente e sofrer sanções istrativas e penais.
Leia mais 6p1262
-
137 anos da abolição: MT registra mais de 6 mil pessoas vítimas de trabalho escravo 4hhl
-
Mato Grosso estima produzir 2,67 milhões de toneladas de algodão nesta safra 2h1i17
-
Dia da Trabalhadora Doméstica: veja direitos garantidos por lei 1t4p1x
-
Mato Grosso está entre os 10 estados com mais conflitos por terra em 2024, diz T 4t2c1y