5 mil hectares destruídos: incêndio na divisa entre MT e PA é controlado 1un1c
Incêndio já durava 12 dias e atingiu vários refúgios naturais 54573r
Bombeiros de Mato Grosso se deslocaram para a cidade de Jacareacanga (PA), e conseguiram dar apoio e controlar um incêndio de grandes proporções que já durava 12 dias. Mais de cinco mil hectares foram queimados, de acordo com análise técnica das imagens do satélite Sentinel-2.

Além de destruir a vegetação, o fogo vem afetou animais e refúgios. Nessa sexta-feira (2), chegou a alterar o funcionamento de uma pousada. Hóspedes e funcionários foram evacuados por segurança.
Ainda segundo os bombeiros, a pousada atingida fica próximo ao município de Paranaíta (MT), na divisa entre os dois estados. As equipes continuam a postos para o caso de reincidência.
As ações de combate são monitoradas via satélite pela Sala de Situação Descentralizada na 7ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Alta Floresta, que também orienta as equipes em campo.
Leia mais 6p1262
Equipes do Pará 41t13
O Corpo de Bombeiros Militar do Pará e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil informaram que há uma guarnição da Operação Fênix atuando ativamente no local desde a semana ada com apoio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) no transporte de efetivo e sobrevoos na área.
Segundo informações da Rede Nacional Pró-Unidades de Conservação (Rede Pró UC), o fogo teve início em uma área particular e fugiu do controle. O proprietário da área já foi autuado e multado por infrações ambientais outras vezes, de acordo com a Rede.

O fogo atingiu o Refúgio de Vida Silvestre “Rios São Benedito” e “Azul” e também outras áreas particulares. A queimada chegou ao Onçafari e no Instituto Raquel Machado.
De acordo com a Rede Pró UC, a torre de comunicação da região também foi queimada. Há registros de animais silvestres correndo perdidos em meio à área devastada, segundo a organização não governamental.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) informou que uma equipe esteve no Refúgio da Vida Silvestre dos Rios São Benedito e Azul e realizou autuações a fim de punir os responsáveis pelos crimes ambientais cometidos.