15 mil pessoas são flagradas dirigindo sem CNH em MT 195720
Entre janeiro e abril de 2025, foram registrados 15.122 flagrantes de motoristas e motociclistas dirigindo sem habilitação em Mato Grosso, segundo dados do Detran. O volume representa 40,79% do total de infrações do tipo registradas ao longo de todo o ano ado. 4q683x
O número de condutores flagrados dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Mato Grosso disparou nos primeiros meses de 2025 e preocupa autoridades de trânsito. Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) revelam que, de janeiro a abril, 15.122 motoristas e motociclistas foram autuados por conduzirem veículos sem habilitação no estado.
O volume representa 40,79% do total de infrações do tipo registradas ao longo de todo o ano ado. Em Cuiabá, a situação é ainda mais alarmante: foram 2.968 registros no período, o equivalente a 47,15% do total de 2024 apenas na capital.

Fiscalização intensa 4p4bq
As infrações foram constatadas em operações realizadas pela Polícia Militar e pelo Detran em diversas regiões do estado, especialmente na Baixada Cuiabana e nas rodovias estaduais. As fiscalizações abordam condutores por diversos motivos, mas a ausência da CNH é uma das ocorrências mais frequentes.
“As infrações são constatadas diariamente. No ano de 2024 inteiro foram flagradas pouco mais de 5 mil pessoas conduzindo veículo sem possuir CNH e já nos primeiros meses deste ano quase 3 mil pessoas já foram flagradas”, ressaltou o comandante Batalhão de Trânsito, tenente coronel Fábio Ricas.
Consequências para quem dirige sem habilitação 1i4138
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sem possuir CNH é infração gravíssima, com penalidades que incluem:
- Multa no valor de R$ 880,41;
- Apreensão e remoção do veículo;
- Possibilidade de detenção, a depender da situação.
Além disso, o CTB também penaliza quem entrega o veículo a pessoas não habilitadas — o que reforça a importância de verificar a documentação de quem vai assumir a direção.
A coordenadora de Ações Educativas do Detran-MT Gresiella Almeida alertou que é fundamental que pais, mães e demais familiares não permitam que jovens ou qualquer pessoa da família conduza veículos sem a devida habilitação, pois isso pode resultar em responsabilizações tanto criminais quanto istrativas.
“Se uma pessoa dessa, por exemplo, vir a fazer uma lesão ou um óbito dentro da via, toda situação istrativa criminal corresponde a quem está ao nome do veículo”, destaca.
Educação no trânsito e o Maio Amarelo 4l5h11
A alta nos números coincide com o período da campanha Maio Amarelo, que reforça a importância da segurança no trânsito. Um dos focos das ações é a regularização da CNH e a conscientização sobre os riscos de dirigir sem preparo legal e técnico.
Para obter a habilitação, é necessário ar por aulas teóricas e práticas em autoescolas credenciadas pelo Detran, além de exames médicos e psicológicos. O processo pode levar até um ano, mas é essencial para formar condutores conscientes e reduzir o número de acidentes.
Programa “SER Família CNH Social” 1v5r5m
Com o objetivo de diminiur este número, o Governo do Estado lançou no início em maio de 2024, o Programa “SER Família CNH Social”. A iniciativa tem como objetivo fornecer a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita para pessoas de baixa renda em Mato Grosso.
Na época, mais de 80 mil pessoas se inscreveram para concorrer ao benefício.