Quatro cidades de Mato Grosso voltam a decretar uso obrigatório de máscaras 6n5v4d
Araputanga, Nossa Senhora do Livramento, São José dos Quatro Marcos e Nova Xavantina publicaram decretos definindo os locais de uso da máscaras. 594lw
Nas últimas semanas, Mato Grosso vem registrando aumento de casos de covid-19, sendo que três municípios estão com risco muito alto para transmissão, de acordo com o dos indicadores da SES (Secretaria Estadual de Saúde). Por isso, quatro cidades, até o momento, estão retomando o uso obrigatório de máscaras como medidas restritivas de proteção, é o caso de Nossa Senhora do Livramento e Nova Xavantina, a 651 km de Cuiabá.

Uso obrigatório de máscaras 465c
A prefeitura de Araputanga, a 371 km de Cuiabá, está entre as cidades com risco alto de transmissão e definiu, a partir do Decreto nº 125, o uso obrigatório da máscaras nas Unidades Básicas de Saúde, Clínicas e Hospitais.
O documento estabelece que os cidadãos do município também devem usar máscara em espaços públicos e privados e nos locais de atendimento à Saúde. Além disso, nas unidades educacionais de ensino público e particular, de Educação Básica, Ensino Superior e de cursos técnicos também é obrigatório o uso da máscara.
O município de Nova Xavantina, a 651 km da Capital, também em risco alto, determinou o uso do equipamento de proteção facial nas unidades de saúde públicas ou particulares e no Hospital Municipal.
Além disso, ficou definido através do Decreto nº 4.922, publicado nesta segunda-feira (5), que pessoas com sintomas gripais também devem utilizar máscaras em qualquer ambiente. Os demais cidadãos devem usar em locais de grande circulação de pessoas, em ambientes fechados e nas redes de ensino público e particular da cidade.
De acordo com o documento, todas as repartições públicas e estabelecimentos comerciais deverão disponibilizar álcool 70%, líquido ou em gel, nas entradas dos locais, para auxiliar na higienização e prevenção contra a covid-19.
Leia mais 6p1262
A cidade de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá, está entre os 59 municípios com risco moderado de transmissão do vírus e decretou, nesta terça-feira (6) o uso obrigatório de máscaras por trabalhadores da saúde e em locais de uso coletivo e fechados.
No Decreto nº 147/2022, a Prefeitura da cidade também reforça a importância de que todos os adultos com mais de 18 anos completem o esquema vacinal proposto pelo Ministério da Saúde.
São José dos Quatro Marcos, a 343 km da Capital, também faz parte das cidades com risco moderado e decidiu pela volta do uso do equipamento de proteção, através do Decreto nº 164, publicado na segunda-feira (2).