Prefeitura suspende vacinação fora de unidades de saúde; entenda porque 1p5f6j
A recomendação é do Ministério da Saúde, que registrou casos de reações à vacina 5m4640
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) suspendeu a vacinação contra a dengue fora de unidades de saúde de Campo Grande após receber uma nota técnica do Ministério da Saúde, que registrou casos de reações à vacina.

O documento contém 11 recomendações relacionadas à vacinação contra a dengue, entre elas a suspensão da chamada vacinação “extramuro”, ou seja, as que ocorrem de forma itinerante, como em shoppings e ações públicas.
Leia mais 6p1262
A nota técnica ainda dá orientações para identificação, investigação e manejo a reações de hipersensibilidade, significando riscos para quem se imuniza fora de unidades de saúde.
Reações a vacina contra a dengue 1b2d4q
Segundo dados do Ministério da Saúde, desde março do ano ado, quando a vacina do laboratório japonês Takeda foi autorizada para uso no Brasil, até o dia 4 de março foram istradas no país, entre serviços públicos e privados, mais de 360 mil doses de vacinas contra a dengue.
Desse total, foram notificados 529 “eventos supostamente atribuíveis à vacinação ou imunização”. Quase 80% dessas reações foram sem gravidade, mas 33 casos foram considerados graves.
Também foram observadas reações de hipersensibilidade e 3 casos de choque anafilático. Não houve mortes neste um ano de vacinação.
Porém, o Ministério da Saúde recomenda que a partir de agora a vacinação contra a dengue seja evitada nas atividades praticadas fora da sala de vacinação até que mais informações estejam disponíveis.
A anafilaxia é uma reação de hipersensibilidade aguda, que ocorre geralmente dentro de 15 minutos após a vacinação e, raramente, pode ocorrer mais tarde, por isso nos postos vai ser possível fazer a observação desse período de segurança.